No Brasil, a média de convidados por casamento é de 150 pessoas, segundo dados de uma pesquisa de mercado do site Casamentos.com.br. Com tantos detalhes para pensar e tanta pressão para que tudo saia perfeito, os noivos têm que contar com a colaboração de todos os que comparecerão ao evento para relaxar e curtir o dia. Para ajudá-los, vale a pena conferir as regras básicas que todo convidado deve seguir para participar de um casamento.
Os convidados de um casamento são pessoas importantes para os noivos. Confirmar presença com antecedência, estar atento às informações sobre o evento e participar de possíveis reuniões antes do grande dia são pontos fundamentais. Para organizar tudo isso, muitos casais contam com a ajuda da internet: de acordo com a mesma pesquisa de Casamentos.com.br, cerca de 43% dos noivos criam um site de casamento para compartilhar as novidades do grande dia. No site, os convidados podem conferir informações como o tipo de traje especificado, localização do evento, horários e verificar se é possível levar acompanhantes ou não.
Também é importante participar dos eventos antes do casamento como forma de homenagem aos noivos. As reuniões mais comuns são os tradicionais chás (de panela, bar, envelope, etc.). De acordo com a pesquisa de Casamentos.com.br, 50,7% dos noivos organizam algum tipo de chá antes do grande dia. Os convidados que desejam participar dos chás devem presentear o casal com algo da lista de casamento ou com uma ajuda financeira ao casal, que é sempre bem-vinda em um momento com tantos gastos.
2) Preparação: atenção ao dress code e aos horários
Se há um dress code, é porque os noivos pensaram muito em cada detalhe do evento e querem que o momento seja especial para eles e para os convidados. É muito importante respeitar o dress code para estar de acordo com os demais convidados e por uma questão de respeito ao grande dia do casal. Além disso, é um evento especial para usar a roupa mais elegante do armário ou buscar algo novo.
Os atrasos também estão proibidos. A noiva tradicionalmente pode chegar um pouco tarde, mas os convidados devem estar presentes para celebrar a entrada de todos os participantes da cerimônia. Ainda mais para a entrada dos protagonistas do dia. Por isso, é necessário pesquisar o tempo de trajeto ao evento e sair com antecedência.
3) Durante: selfies, compartilhar as fotos e não exagerar na bebida
Sem atrapalhar o trabalho dos fotógrafos profissionais e o andamento da cerimônia, os convidados podem registrar o casamento do seu ponto de vista e abusar dos selfies. Uma grande ajuda é o aplicativo Wedshoots, criado para reunir todas as fotos dos convidados em um único álbum privado. Se os noivos não conhecem o App, vale a pena mostrá-lo antes do grande dia e pedir que eles criem um álbum de casamento e compartilhem o código com todos os outros convidados. Assim, todos terão acesso a fotos inusitadas que outros amigos e familiares registraram.
Igualmente importante é controlar os limites na festa. É sempre bom aproveitar e dançar muito, mas é necessário ter cuidado para não exagerar nas bebidas alcoólicas – caso haja bebidas alcoólicas no evento. Um convidado muito alterado pode passar vergonha, atrapalhar outros convidados e deixar os noivos preocupados. Por isso, é importante lembrar que o evento é a celebração do amor entre duas pessoas, não apenas uma festa com amigos.
4) Lembrancinhas: se não gostar, melhor não reclamar
De acordo com a investigação de Casamentos.com.br, um dos itens mais difíceis de decidir na organização do casamento são as lembrancinhas para os convidados. Aproximadamente 30% dos noivos afirmam que essa escolha foi uma das partes que gerou mais dúvidas no planejamento. Como é impossível agradar gregos e troianos, todos os convidados devem levar em consideração a boa intenção dos noivos, agradecer a lembrancinha e aproveitar presentinho. Cada lembrancinha é um detalhe de carinho único do casal ao convidado.
5) Demonstrar gratidão aos noivos é fundamental
Ao decidir ir para casa, o mais recomendado é buscar os noivos, se despedir e agradecer pela festa. Caso não seja possível encontrá-los, vale a pena mandar uma mensagem mais tarde demonstrando gratidão e desejando tudo de bom aos recém-casados.
Aos convidados que pretendem planejar seu grande dia em breve, é uma gentileza lembrar dos casamentos dos quais participaram e incluir os casados na lista do enlace. É um sinal de educação, gratidão e, além do mais, como os casados já passaram por todo o processo de organização e celebração do evento, podem ajudar os futuros noivos com dicas e indicações de fornecedores de qualidade.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.