Desocupados que não têm o que fazer estão furtando fiações de cobre dos semáforo de Campinas. As maiores incidências acontecem na região do Corredor BRT Perimetral, na Avenida das Amoreiras e no Centro.
No Corredor BRT Perimetral isso já está sendo feito de forma gradual depois de furtos quase diários. Assim que os cabos eram repostos, no dia seguinte já eram arrancados pelos bandidos.
A questão maior é: quem é mais ladrão, quem furta o fio ou quem compra, e pagando um valor bem abaixo do mercado para usuários de drogas. Somente neste ano foram 62 ocorrências, quase 600% mais do que o mesmo período do ano passado.
O custo total para a reposição dos cabos apenas na rede semafórica foi de quase R$ 200 mil. Esse valor é suficiente para colocar um novo conjunto de semáforos em qualquer ponto da cidade.
O pior de tudo é que quando os vagabundos cometem o crime, tudo fica escuro e os semáforos são apagados, o que pode causar acidentes. A Emdec, a Polícia Civil e a Guarda Municipal estão trabalhando com as fotos dos bandidos para pegá-los e levá-los para a cadeia.
Da Redação ODC.
Leia também: Começa instalação de novas bancas de concreto no camelódromo do Terminal Mercado