Grupo ajuda familiares de dependentes químicos em Campinas


Uma roda de conversas na tarde desta quarta-feira, dia 12 de abril, marcou o lançamento do grupo de escuta, acolhimento e ajuda mútua para familiares de dependentes químicos, o ReparAÇÕES, na região do Jardim São Marcos, em Campinas. O evento contou com a presença de representantes do Coletivo Saber em Arte, da Paróquia São Marcos, do Educandário Eurípedes e da Rede Abraço.

Marilda Martins, da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas da Prefeitura de Campinas, identificou a necessidade de criação de um grupo de apoio às famílias de dependentes químicos na região.

“O novo grupo de apoio vem ao encontro de uma necessidade de famílias da região de São Marcos, oferecendo suporte e orientação para aqueles que enfrentam os desafios diários de conviver com um familiar dependente químico”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Ela acrescentou ainda que a iniciativa ReparAÇÕES “tem potencial para melhorar a qualidade de vida de muitas famílias, fortalecendo-as em seu processo de enfrentamento e recuperação”.

O grupo ReparAÇÕES foi criado usará as dependências da ABC, que concordou em fornecer um espaço para os encontros semanais às quartas-feiras, das 15h às 16h. O objetivo principal é acolher os familiares em busca de apoio e promover trocas de experiências no dia a dia com o dependente químico, uma vez que a situação afeta toda a família e pode levar a uma rápida desestruturação.

Durante as Rodas de Conversa, além da troca de experiências, os familiares receberão informações, esclarecimentos e orientações sobre a importância do apoio ao usuário no tratamento e como lidar com comportamentos agressivos e violentos.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Mercado Místico volta à Estação Cultura com Festival do Pastel

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré