Cerca de 70 profissionais participaram de uma atividade de saúde pública intersetorial nesta quinta-feira, 13 de abril, na região do Parque São Quirino, que está com risco aumentado para as arboviroses e outros agravos como leptospirose, febre maculosa e acidentes com animais peçonhentos. No total, 590 imóveis receberam vistoria preventiva de equipes da Prefeitura com ações de controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Promovida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Secretaria de Saúde, a ação teve a parceria da rede intersetorial do São Quirino, além de equipes de diferentes setores da Saúde. A iniciativa surgiu a partir de solicitação da própria comunidade feita por meio da rede intesrsetorial da região e possibilitou agregar diferentes olhares para a área. As atividades continuam amanhã com abordagem de casa em casa e acompanhamento do caminhão cata-treco, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que retira grandes volumes de materiais, como móveis e restos de construção.
De acordo com o diretor da Defesa Civil e coordenador do Comitê, Sidnei Furtado, a ação realizada hoje materializa o trabalho sistêmico que a Prefeitura de Campinas tem adotado para Enfrentamento das Emergências.
O trabalho também foi apontado como muito positivo pela coordenadora da Vigilância em Saúde Leste, Marina Massaro. “Traz benefícios à comunidade e permite a articulação entre diferentes setores”, avaliou. Essa integração também foi destacada pelo coordenador da Secretaria de Trabalho e Renda, Rafael Melhado Stroili, que explicou a importância do cadastramento de catadores de materiais recicláveis, formando um banco de dados que possibilita a criação de estudos e projetos em benefício dessas pessoas.
Intersetorial
Ação reuniu diversos setores da Prefeitura. Do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses participaram servidores da Defesa Civil e das Secretarias de Trabalho e Renda; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável; Habitação, Serviços Públicos; Relações Institucionais; Assistência Social, Pessoa com deficiência e Direitos Humanos; e Sanasa.
Por parte da Saúde, estavam presentes profissionais do Centro de Saúde São Quirino e do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), por meio dos setores de Vigilância em Saúde Leste, Unidade de Vigilância de Zoonoses, Coordenadoria de Saúde do Trabalhador e setor de Determinantes Ambientais.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Em 100 dias, SP aprova R$ 180 bi para infraestrutura e recupera 407 km de rodovias