A Guarda Municipal de Campinas visitou estabelecimentos de sucatas e recicláveis nesta última sexta-feira, dia 12/07. A operação teve como foco identificar os receptadores de fiação de cobre furtados de semáforos e estações do BRT e coibir o comércio ilegal deste material.
A ação resultou na apreensão de aproximadamente 1.115 quilos de fiação de cobre em quatro estabelecimentos. Em três deles, foram realizados procedimentos administrativos com aplicação de multa de R$ 4.500,00 e recolha do material.
No quarto estabelecimento, além das medidas administrativas, um homem foi detido e encaminhado à 2ª Delegacia Seccional. No local, as equipes encontraram 43 quilos de cabos de energia subterrânea da iluminação da estação do BRT, que foram reconhecidos pela equipe de segurança da Emdec.
Os comércios ilegais estão localizados no Centro e bairros Botafogo, Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos e na região do Balão do Laranja.
Vários metros do BRT de Campinas estão no escuro por conta do furto de fios de cobre que foram instalados subterrâneos. Alguns trechos já tiveram colocados energizamento via rede aérea para coibir os furtos.
Da Redação ODC.
Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 3)