A Guarda Municipal de Campinas passa a contar com lanternas táticas, que vão reforçar a segurança nas missões operacionais em situações de baixa luminosidade. Todo o efetivo da corporação receberá o dispositivo portátil, que será incorporado aos equipamentos de uso individual já a partir desta semana.
Os cerca de 25 agentes que participaram do treinamento saíram habilitados para empregar a lanterna tática no atendimento de ocorrências. A capacitação está sendo realizada, a princípio, para os guardas do turno da noite, mas se estenderá para todo o efetivo operacional, inclusive os que trabalham no período diurno.
Com duração de duas horas, o treinamento envolveu a simulação de uso técnico e tático da lanterna em diversas situações com pouca luz.
No atendimento de ocorrências, a utilização tática é bem ampla. Além dos locais escuros, a lanterna também poderá ser empregada durante abordagem de veículos, em estabelecimentos onde não há iluminação e em terrenos baldios, por exemplo.
“O uso da lanterna tática vai agregar segurança ao efetivo da Guarda Municipal durante as missões, especialmente durante o período noturno. O uso do equipamento em situações específicas e pontuais proporciona uma ação mais efetiva para os agentes”, explica o vice-diretor da Academia da GMC. Fagner Alexandre Pompiani.
A capacitação segue conforme programação para atender todo o efetivo da GM e o uso da lanterna tática passa a ser feito conforme os guardas forem capacitados.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Anvisa aprova medicamento para tratamento para obesidade