Guarda Municipal faz operação contra crimes no Centro da cidade

A Guarda Municipal de Campinas deflagrou nesta quinta-feira, 17 de agosto, mais uma etapa da Operação Meu Bairro Seguro, no Centro. Duas pessoas foram conduzidas ao 1º Distrito Policial. Um dos homens tinha um mandado de prisão em aberto por furto e ficou à disposição da Justiça. O outro foi levado ao DP por suspeita de tráfico de drogas e foi indiciado e liberado. Durante a ação, foram abordadas 21 pessoas.

A operação resultou ainda na apreensão de 378 gramas de entorpecentes prontos para a venda, sendo 213g de maconha, 73g de crack e 92g de cocaína, além de duas balanças de precisão e R$ 39,00 em dinheiro. As substâncias ilícitas foram localizadas pela equipe do Canil em quatro pontos distintos pela região do Terminal Central. O material apreendido foi apresentado no 1° DP.

A operação teve como objetivo coibir a criminalidade, combater o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas, como receptação de materiais provenientes de furto e roubo. Um reforço nas viaturas e no efetivo foi empregado para levar sensação de segurança à população. As equipes também verificaram estabelecimentos no entorno do Terminal Central e equipes do Canil fizeram varredura para buscar entorpecentes.

“A operação Meu Bairro Seguro no Centro vem sendo realizada desde o início da semana com a intensificação do patrulhamento e hoje culminou com essa ação maior, com a utilização dos cães, com o Grupo de Patrulhamento com motos, concentrados em lugares com mais circulação de pessoas com o objetivo de levar sensação de segurança para quem passa diariamente pelo terminal. E, também, mostrar que a Guarda Municipal está presente”, explicou a Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares.

A corporação empregou na operação um total de 20 viaturas de quatro rodas, seis motocicletas da equipe do Grupo de Patrulhamento com Motos (GPOM), duas equipes do Canil com os cães de faro Jin e Cheddar e um efetivo de 50 guardas municipais.

Patrulhamento no Centro

O Centro de Campinas é patrulhado diuturnamente pela Guarda Municipal. Desde o início da semana a corporação tem intensificado as rondas pela região. As ações nestes locais são somente da GM ou também em cooperação com outras forças de segurança e com agentes administrativos da Prefeitura.

O Centro também conta com monitoramento por câmeras. Caso seja detectada uma situação suspeita, uma viatura na rua é encaminhada para o atendimento.

Para quem precisa passar por locais com grande circulação de pessoas, a comandante da GM dá uma dica. “A gente sempre reforça também para que as pessoas fiquem atentas aos seus pertences quando tiver um adensamento de pessoas. Caso precise falar no celular, procure se abrigar em algum estabelecimento comercial e observe o seu redor e não se distraia. Procure andar sempre somente com o necessário, leve pouca coisa em bolsas e mochilas pequenas”, aconselha.

As pessoas podem comunicar os crimes pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

Meu Bairro Seguro

A GM realiza periodicamente operações chamadas “Meu Bairro Seguro”, que contemplam todas as regiões da cidade. Estas ações visam levar sensação de segurança à população.

A ação é feita conforme os índices criminais ou pela quantidade de denúncias recebidas pelo 153, direcionando a operação para os locais com mais demanda.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Apagão em Campinas afeta parte de serviços públicos

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens