Nos sete primeiros meses deste ano a Guarda Municipal registrou um aumento da ordem de 20% em seus atendimentos à população. São 36.501 atendimentos neste ano, contra 30.115 no mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com o balanço, houve um aumento nos atendimento de ocorrências no período noturno. De janeiro a julho deste ano foram 14.361 registros contra 11.914 no ano passado, um crescimento de 20,54%. A tendência segue também no período diurno, com 22.140 registros no ano passado, 21,64% a mais do que no ano anterior, que foi de 18.201 em números absolutos.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi, o aumento nos registros de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal é resultado de investimentos na corporação. “Contratamos 155 guardas municipais em menos de um ano, substituímos a frota de viaturas, adquirimos novos equipamentos para os guardas, além do investimento em tecnologias de inteligência e no uso racional de recursos a partir da implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), um novo modelo de integração entre as forças de segurança. Tudo isso reflete em uma melhor produtividade da Guarda Municipal, refletindo também em melhorias no atendimento ao cidadão campineiro”, avalia o secretário.
A Guarda Municipal tem intensificado o patrulhamento, com as ações do Meu Bairro Seguro, que visam proporcionar sensação de segurança à população por meio de rondas preventivas em todos os bairros da cidade. A corporação também busca coibir o tráfico de drogas e a receptação de materiais furtados por meio de operações frequentes, especialmente na área central.
Em muitos locais, a Guarda Municipal têm chego primeiro que a Polícia Militar para atendimento a ocorrências, o que tem feito a população confiar mais na corporação.
Da Redação ODC.
Leia também: Passeio guiado no Cemitério da Saudade em Campinas terá nova edição neste domingo, 18/08