- História do Transporte Ferroviário em Campinas | Capítulo 01
- História do Transporte Ferroviário em Campinas | Capítulo 02
A criação da FEPASA – Ferrovia Paulista S/A se deu por conta da fusão de cinco outras ferrovias que existiam no Estado de São Paulo e que outrora eram independentes.
O processo de decadência das ferrovias de São Paulo começou em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial. Houve falta de investimentos, jogando os sistemas em um caminho de estagnação quase irreversível.
Em 1961 o então governador Carvalho Pinto sugeriu a criação da RFP – Rede Ferroviária Paulista, com a incorporação de cinco ferrovias, porém a proposta foi rejeitada pela Assembleia Legislativa em 1962.
A proposta foi reencaminhada em 1966, mas foi novamente rejeitada. A fusão começou em 1967 durante o governo de Abreu Sodré, com a edição de dois decretos.
Os decretos eram de incorporação da Estrada de Ferro Araraquara pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro e da incorporação da Estrada de Ferro São Paulo a Minas pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Dois anos depois, todas as demais ferrovias foram transformadas em sociedades anônimas.
Em decreto de 1971, já no governo de Laudo Natel, foi criada a FEPASA – Ferrovia Paulista S/A, com um novo formato, ao invés da fusão das cinco ferrovias existentes na época.
FEPASA passou a ser o novo nome da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e logo depois a mesma incorporou as demais: Mogiana, Araraquara, Sorocabana e São Paulo a Minas. Na sequência, essas quatro últimas foram extintas.
Em Campinas, os bondes movidos a eletricidade começaram a serem implantados no início do século passado, depois do fim dos bondes de tração animal.
Isso possibilitou a expansão da rede por várias partes da cidade, mas com o passar do tempo, o nascimento de novos bairros cada vez mais distantes virou um desafio para o sistema de transportes.
Não era possível expandir a rede de bondes para bairros excessivamente distantes, até porque a ligação, em sua maioria, era feita por vias de terra, inclusive sem estrutura para implantação de rede aérea de energia. Foi aí que começaram a circular as primeiras linhas de ônibus, no início dos anos 1950.
No próximo capítulo, veja como foi a operação da Fepasa nos seus primeiros 20 anos e o desmantelamento da rede de bondes de Campinas.
Da Redação ODC.
Leia também: Inteligência artificial engana mulheres de Campinas e bandidos levam dinheiro com histórias falsas





