Entre os anos de 1984 e 1992 não houve mudanças significativas no transporte da região da Vila Padre Anchieta. As linhas foram padronizadas da seguinte forma:
4.17 – Vila Padre Anchieta 1 / Terminal 1 Mercado
4.18 – Vila Padre Anchieta 2 / Terminal 1 Mercado
4.19 – Vila Padre Anchieta 3 / Terminal 1 Mercado
4.20 – Parque São Jorge / Terminal 1 Mercado
Os itinerários pouco mudaram nesse tempo, passando apenas por poucas adaptações. Com grande volume de passageiros, as cinco linhas andavam sempre lotadas.
A linha 4.19, antes do ano de 1990, teve sua nomenclatura alterada para NOVA APARECIDA, porém o motivo pelo qual foi feita essa mudança ainda não foi esclarecida, mas o itinerário não mudou.
A linha 4.16 atendia as chácaras Três Marias, próximas ao entroncamento da Rodovia Anhanguera com a Rodovia dos Bandeirantes, inaugurada como ‘Via-Norte’ (por isso o bairro do lado da rodovia tem esse nome).
Ela entrava pela lateral do antigo Novotel, na Vila Padre Anchieta e seguia até o final da via, entrando à esquerda na última rua, que dava acesso às chácaras, seguindo pelas ruas da região perto da via férrea. Ali era tudo sem asfaltamento.
Já a linha 4.17 fazia o atendimento do lado “direito” do bairro, com ponto final na antiga fábrica da Beloit-Rauma. Ele seguia pela lateral do então Novotel, entrava pelas quadras à direita, saía na Avenida próximo ao prédio da Telesp, entrava novamente à direita e atendia as ruas do lado direito à Avenida Papa João Paulo II.
Na chamada “baixada” circundava a lateral do bairro e entrava pela última rua à esquerda, seguindo em frente, atendendo algumas quadras por ali e terminando na Beloit-Rauma.
A linha 4.18 tinha o itinerário mais simples: entrava pela Avenida Papa João Paulo II, ia até o final dela e descia pela Rua Nossa Senhora Aparecida, terminando na segunda quadra. Dali do ponto final, descia a primeira rua à esquerda e subia pela rua do Clube, voltando para a Avenida e indo até o começo dela.
Enquanto isso, a linha 4.19 atendia o lado esquerdo do bairro, seguindo reto pela primeira via e entrando atrás dos prédios, passando perto do Teatro e seguindo perto das escolas Messias e Mangabeira, fazendo ponto final na última rua da cidade, já na divisa com o bairro São Judas, de Sumaré.
No próximo capítulo, veja como se deu as alterações na linha 4.16 com as primeiras ocupações.
Da Redação ODC.
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