- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 1)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 6)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 7)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 8)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 9)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 11)
Até 1988 a região do bairro Três Marias era formada unicamente por chácaras. O ramal da via férrea que saía da estação de Boa Vista velha e seguia para a Refinaria de Paulínia cortava o bairro no meio.
O local recebeu um enorme número de ramais para alocar os vagões e composições que chegavam e partiam com destino ao Porto de Santos e à Refinaria de Paulínia.
Porém esse cenário bucólico começou a mudar em 1988 com a chegada das primeiras ocupações em um terreno localizado entre o acesso ao bairro Três Marias, o ladeamento da via férrea e a Rodovia Anhanguera.
Tudo começou com alguns barracos de lona e com o tempo passou a serem construídas as primeiras residências e a abertura das primeiras ruas, ainda de terra.
O bairro começou a se expandir para as áreas ermas ao redor das chácaras. Ainda existiam várias plantações de verduras e frutas pela região, mas tudo foi acabando com o tempo.
A linha de ônibus 4.16 continuava com o mesmo itinerário de antes, passando por entre as chácaras, mas a demanda passava a aumentar gradativamente por conta dos novos bairros.
Ainda nessa época existia a fábrica da Adere Fitas Adesivas, na beira da Rodovia Anhanguera, e a linha passava bem na lateral da unidade fabril para poder ter acesso à estrada.
Mesmo com a expansão dos bairros na região, o itinerário seguia o mesmo, passando pelas vias sem asfalto e ainda entrando pela Vila Padre Anchieta. Isso foi mudar muito tempo depois, com a linha passando a fazer o retorno pelo antigo trevo de acesso e entrando pelo mesmo local onde saía, na Adere.
Em 1992, quase toda a região da Vila Três Marias já estava ocupada por novas moradias. Veja no próximo capítulo como se deu a implantação da linha para o Shopping Iguatemi.
Da Redação ODC.
Leia também: Prefeitura vai inaugurar mais 37 unidades do ‘Abrigo Amigo’ em várias partes de Campinas





