- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 1)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 6)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 7)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 8)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 9)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 11)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 12)
O ano era de 1991 e vários bairros já contavam com linhas de ônibus que seguiam para o Shopping Iguatemi, até então o único shopping da cidade de Campinas.
Até então, o Shopping Iguatemi tinha apenas duas linhas de ônibus convencionais que lhe atendiam: a linha 2.09, oriunda da antiga 3.19, que saía da Rodoviária, e a linha 1.06, que saía de Sousas, passava pelo Iguatemi e terminava também na Rodoviária.
Com a inauguração do Hipermercado Eldorado nos antigos fundos do shopping, a demanda pela região aumentou, criando-se uma nova linha saindo do Terminal Mercado para o local.
Dessa forma, era necessário ir até o Centro e pegar um ônibus até os dois centros de compras. Mas isso começou a mudar com a implantação de uma nova linha saindo de Nova Aparecida.
A linha 4.28 foi implantada na segunda metade do ano de 1991, fazendo um trajeto inverso às rotas que seguiam para o Centro. Ao invés de seguir pela Rodovia Anhanguera, ela segue pela Rodovia SP-101.
Isso abriu uma enorme possibilidade com uma ligação até então inédita da Vila Padre Anchieta com a Rodovia SP-101, que tinha linhas apenas para o então Distrito de Hortolândia em Sumaré e Monte Mor, além das municipais para o Parque São Jorge e Parque Fazendinha.
Atendendo a quase todo o bairro, a linha 4.28 saía do ponto final da linha 4.19, fazia seu itinerário no sentido Centro, descia a Avenida Papa João Paulo II inteira, entrava na Rua Nossa Senhora Aparecida e subia a penúltima rua, já no itinerário da linha 4.17.
Fazia o atendimento no ponto da Beloit-Rauma e seguia pela Rua Olinto Lunardi, ladeando a via férrea da Boa Vista Velha, contornava a GEVISA, atendia o seu acesso principal e já descia para a Rodovia SP-101, seguindo sentido Centro.
Seguia pela Avenida Lix da Cunha, entrava na lateral da garagem da Viação Bonavita, descia a Avenida Barão de Itapura, atendendo ao Terminal Rodoviário, entrava na Rua 11 de Agosto e descia a Avenida Campos Salles.
Dali, contornava o Palácio da Justiça, descia a General Osório, entrava na Avenida Anchieta e seguia pela Orozimbo Maia até o final. Entrava na Rua Mogi Guaçu e ia até o final dela, acessando a Avenida José Bonifácio, onde também seguia até o final e entrava na Avenida Iguatemi, chegando no Shopping.
O ponto final era em frente ao Eldorado, no primeiro ponto. Veja no próximo capítulo mais detalhes sobre a então nova linha 4.28.
Da Redação ODC.
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