História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 15)

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No final de 1995, deu-se a implantação da linha 3.03, ligando o distrito de Nova Aparecida ao Terminal Barão Geraldo. Internamente na Emdec essa linha foi nomeada como INTERBAIRROS 1.

Na mesma época foram implantadas outras duas linhas, como INTERBAIRROS 2, ambas partindo do ponto de ônibus do Hipermercado Eldorado, nos fundos do Shopping Iguatemi.

As duas linhas, enumeradas como 2.80 e 2.81, circulavam por vários bairros nos sentidos horário e anti-horário. Todos os pontos dessas linhas receberam placas específicas, com o itinerário completo.

A linha 3.03 foi confiada à então empresa VBTU Transportes, que na época era administrada pelo sr. Pedro Constantino, filho de Nenê Constantino, que já tinha várias outras empresas pelo país afora.

Para a operação dessa nova linha, a VBTU trouxe para Campinas uma nova frota de ônibus, com chassis Volvo B58 e carroceria Torino GV. Esses ônibus tinham câmbio automático.

O ponto inicial da linha era em frente ao último bar da Avenida Papa João Paulo II, à frente do penúltimo ponto da linha 4.18. Inicialmente a linha operou com quatro coletivos.

A frota operacional dessa linha chegou a ser exposta na Vila Padre Anchieta para que a população conhecesse os novos veículos que entrariam em operação.

O itinerário da linha 3.03 era basicamente: Avenida Papa João Paulo II, Rua Dom Aloisio Lorscheider, descia a João Mendonça, contornava o Posto Três Vias pela João Carlos Amaral para chegar na Batista Raffi.

Dali acessava a Rodovia Dom Pedro I, entrava na Estrada dos Amarais e acessava o Jardim Santa Mônica perto do Higa. Descia duas ruas, fazia uma volta no quarteirão e voltava para a Estrada dos Amarais.

Cruzava a Rodovia Dom Pedro I pelo viaduto antigo e entrava no Jardim São Marcos em frente ao Uemura Materiais para Construção, descia também duas ruas, fazia a volta no quarteirão e voltava para o Uemura, acessando de novo a Estrada dos Amarais.

Voltava para a Rodovia Dom Pedro I, acessava o trevo da Bolachas Triunfo e entrava no Tapetão, que na época se chamava Rodovia General Milton Tavares de Souza, e entrava em Barão Geraldo, fazendo o acesso ao Terminal pela rotatória.

A linha sofreu várias alterações de itinerário ao longo do tempo, sendo esticada para atender a vários outros bairros até chegar ao itinerário atual.

No próximo capítulo, veja como se deu a implantação do Terminal Padre Anchieta.

Da Redação ODC.
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