História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)

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Nos anos 1960 do século passado, a região do Aparecidinha ainda mantinha apenas as chácaras e algumas indústrias, porém todas elas do lado de Sumaré, sem ligação com Campinas.

Do lado da pista sentido Norte da Rodovia Anhanguera existia diversas indústrias, todas pertencentes à Sumaré. A maior delas era a Minasa, famosa fábrica de produtos oleaginosos.

O espaço era enorme e ficava bem na divisa entre Campinas e Sumaré, mais precisamente em uma rua que leva até hoje o nome da empresa. Ao final dessa rua, que tem o início na Anhanguera, há a entrada do bairro do Matão.

Parte do Distrito de Nova Veneza, o bairro do Matão também sempre foi conhecido pelo enorme número de chácaras e sítios instalados em toda a sua extensão.

Do lado da pista sul ficavam algumas empresas relacionadas ao transporte de veículos pesados, mais precisamente de manutenção, já que os locais para caminhoneiros procurar ajuda ainda eram muito escassos naquela época.

O Auto Posto Três Vias é muito famoso e foi instalado em um espaço estratégico, na confluência de três rodovias: Anhanguera, Dom Pedro e Bandeirantes, estas duas últimas então recentemente inauguradas.

Já estávamos na década de 1970 do século passado quando a região começou a crescer por conta do maior entroncamento rodoviário do Estado de São Paulo.

Até um hotel foi instalado na região. O então Novotel tinha como objetivo receber viajantes que passavam pela região, já que o centro de Campinas ainda ficava longe demais dali.

Mais para baixo o bairro Três Marias, também parte do Distrito de Nova Aparecida, tinha grandes hortas, granjas e várias chácaras, além de galpões industriais.

A primeira versão da fábrica da Adere Fitas ficava justamente nesse bairro, nas proximidades do cruzamento das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, em um local bastante estratégico.

Mais adiante, vários galpões começaram a serem instalados para receber novas indústrias. E assim o cenário da região começava a mudar, ainda mais com uma ideia advinda dos governos municipal e federal.

No próximo capítulo, veja como era o transporte nessa região antes da instalação da Vila Padre Anchieta.

Da Redação ODC.
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