História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)

Esta publicação é a parte de 4 de um total de 4 na série História do Transporte de Campinas | Padre Anchieta

Na segunda metade da década de 1970 começou-se as discussões sobre a criação de um novo bairro em Campinas, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional na cidade.

Em parceria com o Governo Federal através do BNH – Banco Nacional de Habitação, a COHAB – Companhia de Habitação de Campinas, ficou definido que seria construído um novo bairro completo na divisa de Campinas com Sumaré.

A área fica localizada entre a Rodovia Anhanguera e divisa com Sumaré, considerando a via férrea como limite. O novo bairro seria praticamente conjugado com o Bairro Boa Vista.

Entre a Boa Vista, praticamente uma vila ferroviária por conta da estação-entroncamento de mesmo nome, já existiam duas grandes empresas: a G.E. (atual GEVISA), construída na década de 1960 e que fabricava locomotivas, e a Beloit-Rauma, constrúda em 1978 e montadora de máquinas para fabricação de papel.

Até a rua que passava na frente da Beloit-Rauma, estava o limite para a construção do novo bairro, que era chamado de Cidade Anchieta pelas autoridades.

A construção do novo bairro começou em 1978, com a remoção de uma enorme quantidade de eucaliptos de toda a área. O novo bairro iria contar com apartamentos e casas térreas.

Além disso, estava prevista a construção de diversos equipamentos públicos, como centros de saúde, escolas, creches e comércio local, para fomentar a economia da região.

Após a limpeza de todo o espaço, finalmente começou a construção da Cidade Anchieta, no início do governo do prefeito Francisco Amaral, em seu primeiro mandato.

Apesar de muita gente ligar Amaral à construção do bairro, tudo se deve ao seu antecessor, Lauro Péricles Gonçalves, que foi quem deu o encaminhamento para viabilizar as obras.

Na época, a COHAB fez muitas parcerias para viabilizar a construção de bairros inteiros, e por isso a década de 1970 foi fundamental para a expansão habitacional urbana de Campinas.

No próximo capítulo, veja como foi a construção da Cidade Anchieta.

Da Redação ODC.
Leia também:
Linha em Campinas ganha mais 3 ônibus, e outras três linhas perdem; Vejam mudanças

Navegação da série<< História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)