As primeiras linhas de ônibus da Vila Padre Anchieta, ou simplesmente Cidade Anchieta, foram implantadas assim que as primeiras casas foram habitadas, ainda na época em que os edifícios estavam em construção.
Três empresas de ônibus faziam a operação das primeiras linhas que ligavam o então Distrito de Nova Aparecida ao Centro de Campinas: Viação Caprioli (VICAP), Auto Viação Americana (AVA) e Viação Santa Catarina (VISCA).
As linhas da Auto Viação Americana, como eram praticamente ramais de extensão oriundas de Sumaré, inicialmente não tinham prefixos de identificação.
A Viação Caprioli operava as linhas da região do Parque São Jorge, que já existia antes da Vila Padre Anchieta ser construída. O ramal era do então distrito de Hortolândia, cidade de Sumaré.
Já a Viação Santa Catarina, que tinha sede no Jardim Santa Mônica, operava as linhas daquela região, e acabou assumindo alguns primeiros itinerários no novo bairro.
A linha da AVA, era identificada apenas como PADRE ANCHIETA 2, chegava até o Posto de Saúde e voltava. Quem morava mais para baixo, tinha que descer à pé, em meio a terra da avenida.
Essa linha foi esticada apenas depois da chegada do asfalto ao bairro. Os arquivos da prefeitura mostram uma reorganização das linhas apenas em 1981, com colocação de prefixo para os itinerários também da AVA:
4.6 – Três Marias – 01 carro
4.7 – Padre Anchieta 1 até Rua 67 – 07 carros
4.8 – Nova Aparecida – 10 carros
4.9 – Padre Anchieta 2 até Rua 7 – 05 carros
4.12 – Padre Anchieta 3 até Rua 61 – 03 carros
A linha de Nova Aparecida era remanescente do sistema antigo, e por isso inicialmente foi mantida com uma frota até que considerada grande. Nessa época, as ruas do bairro ainda não tinham nomes, apenas números.
No próximo capítulo, vejam a primeira reorganização das linhas do bairro.
Da Redação ODC.
Leia também: Empresas não conseguem vencer velocidade do vandalismo nos ônibus de Campinas
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 1)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 6)