- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 1)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 6)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 7)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 8)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 9)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)
Com o crescimento do bairro, o número de pessoas que dependiam do transporte público aumentou na mesma proporção, e por isso a Secretaria de Transportes fez uma nova organização das linhas que atendiam a localidade.
As mudanças começaram a valer a partir do ano de 1983, com a consolidação da Cidade Anchieta como um dos maiores bairros de Campinas. Veja como as linhas ficaram:
LINHAS DA VIAÇÃO SANTA CATARINA
4.16 – Vila Três Marias – 1 carro
4.17 – Vila Padre Anchieta (R. Papa São Martinho I) – 5 carros
4.22 – Vila Padre Anchieta (R. Beloit Rauma) – 5 carros
LINHAS DA AUTO VIAÇÃO AMERICANA
4.18 – Nova Aparecida – 5 carros
4.19 – Padre Anchieta (R. São Barnabé) – 5 carros
4.25 – Padre Anchieta (R. Alberto Bosco) – 5 carros
Notem que nessa época as ruas já tinham nomes e a frota foi padronizada, já que o tempo de ciclo de cada uma das linhas era praticamente o mesmo em todas elas.
Em 1981, a frota das então cinco linhas era de 26 carros. O número de veículos foi mantido na primeira reorganização de 1983, porém com sincronia entre todos os trajetos.
Com cinco carros em cada linha, a prefeitura garantiu o mesmo atendimento para todas as partes do bairro, mas isso começará a mudar em poucos anos devido a um novo aumento na demanda.
No próximo capítulo, vamos comentar cada uma das linhas de 1983.
Da Redação ODC.
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