- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 1)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 6)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 7)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 8)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 9)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 11)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 12)
As linhas de ônibus de 1983, operadas pela Viação Santa Catarina, que expandia suas rotas pela cidade, e pela Auto Viação Americana, que ainda tinha linhas intermunicipais para Sumaré, tinham suas peculiaridades.
4.16 – Vila Três Marias
Operada com apenas 1 carro, atendia aos sítios e chácaras que ficavam próximos à Via-Norte, atual Rodovia dos Bandeirantes e ao final da Vila Padre Anchieta. Tinha poucos horários.
4.17 – Vila Padre Anchieta (R. Papa São Martinho I)
A linha tinha cinco carros e fazia ponto final na rua que fica entre a antiga fábrica da Beloit-Rauma e a Vila Padre Anchieta. Atendia a parte “baixa” do bairro, entre a Avenida Papa João Paulo II e as casas nas imediações do Colégio Miguel Vicente Cury.
4.22 – Vila Padre Anchieta (R. Beloit Rauma)
Tinha como ponto final a rua que dava acesso à portaria principal da empresa Beloit Rauma, fundada em 1978 ainda antes da criação da Vila Padre Anchieta.
Com cinco carros, fazia um complemento do itinerário com a “parte baixa” do bairro, levando os funcionários da empresa até um ponto específico criado na mesma calçada da portaria.
Já entre as linhas da Auto Viação Americana estavam:
4.18 – Nova Aparecida
Os cinco carros da linha faziam o atendimento direto à chamada “Aparecidinha”, bairro com chácaras que já existia antes da criação da Vila Padre Anchieta, ladeando a Rodovia Anhanguera.
4.19 – Padre Anchieta (R. São Barnabé)
Essa curiosa linha fazia ponto final em uma rua que fica na divisa com o então Distrito de Hortolândia. É considerada a “última rua” da Vila Padre Anchieta, bem próximo à via férrea que corta o bairro.
Fazia o atendimento pelo lado oposto ao Posto de Saúde, indo por trás dos condomínios no sentido da divisa da cidade. Também operava com cinco carros.
4.25 – Padre Anchieta (R. Alberto Bosco)
Fazia o atendimento na parte “alta” do bairro, até o final da Vila Padre Anchieta na divisa com a “Aparecidinha”. Terminava na Rua Alberto Bosco, que segue até à cidade de Sumaré.
No próximo capítulo, veja como se deu a unificação das linhas com a reorganização do consórcio.
Da Redação ODC.
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