- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 1)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 2)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 3)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 6)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 7)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 8)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 9)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 11)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 12)
- História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 13)
Em 1984 as linhas da região da Vila Padre Anchieta foram novamente reorganizadas, por conta da transferência de responsabilidade operacional entre as empresas do consórcio.
Dessa forma, a Viação Santa Catarina passou a ser a única operadora na região, já que as linhas do Parque São Jorge, até então sob responsabilidade da Viação Caprioli, também foram repassadas.
No caso da Viação Caprioli, o motivo da desistência das linhas municipais de Campinas se deu por conta de uma greve de motoristas e cobradores que aconteceu na época.
Na ocasião, o sindicato da categoria fechou a entrada da garagem, então localizada no bairro do Bonfim, e impediu a saída dos coletivos de linhas rodoviárias e de fretamento.
Isso prejudicou muito as operações de fretamento e turismo naquele dia, e isso fez com que a empresa repensasse sua participação no transporte municipal campineiro, que já era pequena, e por isso abriu mão de seus trechos.
Já a AVA estava passando por um processo de reorganização de suas linhas, passando a concentrar forças apenas no fretamento e no turismo, e nas linhas municipais e intermunicipais da região de Americana, além das linhas rodoviárias locais e para a Capital.
Nessa época a AVA mantinha a operação de duas linhas intermunicipais na cidade de Sumaré: Parque das Nações e Dall’Orto. A Auto Viação Ouro Verde, sua maior concorrente, tinha interesse nelas mas a venda foi feita para outra empresa.
A Nacional Expresso adquiriu essas duas linhas da AVA em 1982 e as repassou para a Ouro Verde no ano seguinte. A operação de Campinas permaneceu até 1984, quando repassou as linhas do Padre Anchieta, saindo definitivamente do sistema campineiro.
No próximo capítulo, veja como ficou a unificação das linhas e a operação até o início da década de 1990.
Da Redação ODC.
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