Hoje é Dia do Motorista! Parabéns a todos os profissionais do volante!

Hoje é dia do motorista, celebrado por conta do Dia de São Cristóvão, também celebrado hoje. São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas, e por isso a mesma data para as duas celebrações.

Os motoristas de ônibus de Campinas passam por muitas peripécias ao longo de um exaustante dia de trabalho. Para quem está do lado de fora, deve achar que é fácil apenas ficar sentado e dirigir um veículo grande, mas não é bem assim.

A rotina do motorista começa por volta das 2 horas da manhã, ou até antes, dependendo da distância entre a moradia e a garagem. Acordar, tomar banho, se aprontar e aguardar o transporte chegar.

O transporte noturno de funcionários passa para já deixar os colaboradores que saem do período noturno e embarcam os que vão trabalhar cedo. Cada empresa tem várias linhas que fazem esse transporte, e cada rota é definida de acordo com o número de colaboradores que moram próximos aos itinerários.

Os primeiros coletivos do transporte noturno começam a chegar nas garagens por volta das 3h30 da manhã, pois em algumas garagens as primeiras solturas de frota são por volta das 3h40.

O motorista precisa chegar, verificar a sua escala e seu carro daquele dia, pegar seu encerrante com os horários do dia, procurar o veículo no pátio, embarcar, abrir o serviço no validador, preparar seu posto de trabalho, arrumar a vista eletrônica, verificar se o veículo está emplacado com o número da linha e sair.

Após toda essa verificação, o motorista sai com o ônibus em direção ao ponto inicial. Assim como qualquer máquina, os ônibus também são passíveis de quebra, e às vezes isso pode prejudicar a rotina do motorista logo cedo.

Quando isso acontece, o motorista precisa voltar para a garagem e fazer a troca. Dado tudo certo, o profissional do volante já começa a fazer sua rota. Dependendo do itinerário, podem ser apenas 3 voltas por dia, ou podem ser mais de 20, que são os casos das linhas mais curtas.

Dirigir no trânsito de Campinas já não é fácil, agora imagine sendo motorista de ônibus. Buzinada, motociclistas, ciclistas, pedestres, carros com motoristas mal educados, caminhões, etc.

E tudo isso dentro de um ônibus geralmente superlotado, com os passageiros reclamando o tempo todo na cabeça, desentendimentos, informações que precisam ser passadas várias vezes ao dia e de forma extremamente repetitiva…

A jornada de trabalho pode passar de 8 horas com facilidade, deixando a jornada ainda mais exaustiva. No final, por volta das 14 horas, o profissional do volante deixa seu instrumento de trabalho para o condutor da noite, que vai até depois da 1 hora da manhã.

E assim é a rotina do motorista de transporte urbano, que sempre se esforça para levar milhares de vidas para seus compromissos todos os dias. Aos motoristas de transporte fretado e rodoviário, a mesma coisa: muitas vezes dias viajando, levando vidas e sonhos para serem realizados, em destinos longos.

A todos vocês, motoristas, nossos mais sinceros respeitos e parabéns pelo dia de hoje!

Da Redação ODC.
Leia também:
Campinas terá desfile com veículos militares históricos neste sábado, dia 27/07

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens