Hoje é dia do motorista, celebrado por conta do Dia de São Cristóvão, também celebrado hoje. São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas, e por isso a mesma data para as duas celebrações.
A rotina do motorista começa por volta das 2 horas da manhã, ou até antes, dependendo da distância entre a moradia e a garagem. Acordar, tomar banho, se aprontar e aguardar o transporte chegar.
O transporte noturno de funcionários passa para já deixar os colaboradores que saem do período noturno e embarcam os que vão trabalhar cedo. Cada empresa tem várias linhas que fazem esse transporte, e cada rota é definida de acordo com o número de colaboradores que moram próximos aos itinerários.
Os primeiros coletivos do transporte noturno começam a chegar nas garagens por volta das 3h30 da manhã, pois em algumas garagens as primeiras solturas de frota são por volta das 3h40.
O motorista precisa chegar, verificar a sua escala e seu carro daquele dia, pegar seu encerrante com os horários do dia, procurar o veículo no pátio, embarcar, abrir o serviço no validador, preparar seu posto de trabalho, arrumar a vista eletrônica, verificar se o veículo está emplacado com o número da linha e sair.
Após toda essa verificação, o motorista sai com o ônibus em direção ao ponto inicial. Assim como qualquer máquina, os ônibus também são passíveis de quebra, e às vezes isso pode prejudicar a rotina do motorista logo cedo.
Quando isso acontece, o motorista precisa voltar para a garagem e fazer a troca. Dado tudo certo, o profissional do volante já começa a fazer sua rota. Dependendo do itinerário, podem ser apenas 3 voltas por dia, ou podem ser mais de 20, que são os casos das linhas mais curtas.
Dirigir no trânsito de Campinas já não é fácil, agora imagine sendo motorista de ônibus. Buzinada, motociclistas, ciclistas, pedestres, carros com motoristas mal educados, caminhões, etc.
E tudo isso dentro de um ônibus geralmente superlotado, com os passageiros reclamando o tempo todo na cabeça, desentendimentos, informações que precisam ser passadas várias vezes ao dia e de forma extremamente repetitiva…
A jornada de trabalho pode passar de 8 horas com facilidade, deixando a jornada ainda mais exaustiva. No final, por volta das 14 horas, o profissional do volante deixa seu instrumento de trabalho para o condutor da noite, que vai até depois da 1 hora da manhã.
E assim é a rotina do motorista de transporte urbano, que sempre se esforça para levar milhares de vidas para seus compromissos todos os dias. Aos motoristas de transporte fretado e rodoviário, a mesma coisa: muitas vezes dias viajando, levando vidas e sonhos para serem realizados, em destinos longos.
A todos vocês, motoristas, nossos mais sinceros respeitos e parabéns pelo dia de hoje!
Da Redação ODC.
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