Hospital Mário Gatti fará cirurgias durante o ponto facultativo de Carnaval

·

·

·

Tags:

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realizará na terça-feira, 21 de fevereiro, quatro colecistectomias por vídeo e seis cirurgias de hérnia. A realização dos procedimentos visa aproveitar a capacidade do centro cirúrgico que, nos feriados, não realiza de cirurgias eletivas.

A colecistectomia é o procedimento de retirada da vesícula biliar, órgão responsável pelo armazenamento da bile, substância produzida pelo fígado. A vesícula tem função de auxiliar na digestão de gorduras e é essencial para o processo de digestão. A cirurgia é indicada a pacientes com cálculos que apresentam sintomas como dor no lado direito do abdome após alimentação rica em gordura, náuseas, vômitos e outros sintomas.

Os pacientes serão submetidos a procedimento videolaparoscópico, técnica cirúrgica minimamente invasiva, que remove a vesícula e promove uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.

Outros cinco pacientes passarão por cirurgia para correção de hérnia inguinal (também chamada de hérnia na virilha), situação que ocorre quando os tecidos do interior do abdome saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal, na região da virilha. Elas podem ser dolorosas, sobretudo quando a pessoa tosse, se dobra ou levanta objetos pesados.

Ainda no feriado de Carnaval, um paciente com hérnia umbilical também será submetidos à cirurgia. Esse tipo de hérnia se desenvolve quando há um deslocamento anormal de tecido pela parede abdominal, atrás do umbigo. Embora não ser considerada grave, a cirurgia é importante para prevenir complicações, como infecção intestinal ou morte de tecidos devido à alteração da circulação sanguínea na região.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Dor de dente siso: Aliviando o incômodo da dor