Imprudência de motociclistas em Campinas é três vezes maior do que motoristas de carros pequenos

A imprudência dos motociclistas no trânsito de Campinas ficou comprovada em um estudo realizado recentemente. De acordo com o estudo, o motociclista excede a velocidade máxima das vias três vezes mais se comparado com os motoristas de veículos leves.

Em outubro de 2022, 40% das motocicletas observadas estavam acima do limite de velocidade. Esse percentual aumentou gradualmente, chegando a 47% em 2024. O índice foi de 17% no caso dos condutores de veículos leves observados.

A conclusão compõe o estudo observacional de fatores de risco no trânsito realizado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e a Vital Strategies.

Foram observados três fatores de risco: velocidade, uso de capacete e uso do cinto de segurança. As coletas ocorreram entre outubro de 2022 e março de 2024, entre 7h e 18h, em dias úteis e finais de semana, em 15 locais diferentes de Campinas. Parte do estudo está detalhado no Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2023, lançado pela Emdec na última quinta-feira, 21 de novembro, durante evento que lembrou o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.

De acordo com a pesquisa da Johns Hopkins, em outubro de 2022, 19% do total de veículos observados em Campinas estavam acima do limite de velocidade. Esse número aumentou para 21% em maio de 2023 e para 23% em outubro de 2023. Em março de 2024, houve uma leve queda e 20% dos motoristas excediam a velocidade permitida.

O estudo também identificou que o desrespeito aumenta aos finais de semana. Na pesquisa realizada em março de 2024, enquanto 19% dos motoristas excederam a velocidade máxima permitida em dias úteis, o percentual foi de 23% aos finais de semana.

“Entre as medidas recomendadas diante dos resultados estão a implementação de medidas de gestão de velocidade e moderação de tráfego, tais como lombadas, sinalização de velocidade segura e áreas de trânsito calmo”, enumerou a pesquisadora Daniele Mayumi Sinagawa, que apresentou o estudo.

Capacete e cinto de segurança

Entre todos os motociclistas e garupas observados, o uso correto do capacete foi observado em 94%, sendo menor entre os homens (94%) e maior entre as mulheres (96%).

Entre os condutores, o uso do cinto de segurança foi observado em 90%; e em 88% dos passageiros adultos no banco da frente. Já entre os passageiros adultos no banco traseiro foi observado em apenas 33%.

O percentual de crianças com idade entre 5 e 11 anos observadas usando dispositivos de retenção infantil nos automóveis também foi baixo – 13%. O uso de cadeirinha ou assento de elevação foi observado em 59% das crianças com menos de cinco anos.

Ação em Memória às Vítimas do Trânsito

Para chamar a atenção para os impactos da violência no trânsito, a Emdec e a Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp) se uniram para transmitir uma mensagem de conscientização, alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Sinistros de Trânsito, lembrado no terceiro domingo de novembro de cada ano.

Os atletas de Rugby em Cadeira de Rodas, Ademir Batista de Souza e Erick Artur de Souza, que sofreram lesões permanentes após sinistros de trânsito, relatam suas trajetórias de sofrimento, adaptação e superação em conteúdos disseminados nas redes sociais, painéis digitais e cartazes em ônibus. Os vídeos da campanha podem ser conferidos no canal da Emdec no Youtube.

Em 2023, 159 pessoas perderam a vida no trânsito em 149 sinistros fatais. Até setembro de 2024, foram 123 óbitos, sendo 53 em vias urbanas, o que representa quatro vidas salvas, já que houve queda de 7% em relação ao ano passado (57).

Da Redação ODC.
Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 19)

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