Não é de hoje que vereadores tentam interferir no sistema de transporte público de Campinas, em sua maioria com pedidos sem pé e nem cabeça. Poucas vezes a influência foi benéfica para o usuário.
O que ele não falou é que a linha 120, uma das ligações mais importantes do Terminal Ouro Verde com o centro, teve seu intervalo aumentado, ficando com a pior tabela horária da sua história.
Agora, na hora de pico a linha passa a ter carro a cada 14 minutos, e antes dessa linha 177 o intervalo era de 11 minutos. Para uma linha troncal, que faz a ligação rápida entre o centro e o bairro, 14 minutos é um absurdo.
Dois veículos precisaram serem remanejados da linha 120 para atender ao vereador na linha 177. Isso não foi informado em nenhum momento pela equipe do político. Milhares de pessoas foram prejudicadas com essa mudança.
Muitos passageiros usam a linha 120 para subir do Terminal Ouro Verde até os serviços da Avenida Suaçuna, e agora vão ter que ficar mais tempo no ponto esperando por conta de um pedido meramente político.
Outros casos similares já aconteceram, como na época da criação da linha 115, que também foi feita por um vereador da época. Várias linhas do Terminal Ouro Verde foram prejudicadas pois precisaram ceder carros para o novo itinerário.
Há também exemplos de interferência em linhas da região do Jardim San Diego, Barão Geraldo e Sousas. Tudo rendeu muito material para os vereadores, mas a melhoria para a população foi quase nula.
A falta de informação correta ao usuário é o que mais prejudica o transporte público. Não é nenhum crime criar uma nova linha, porém deve ser feito o justo de informar os remanejos que são feitos para que isso seja viabilizado.
Quando uma linha é criada, é necessário tirar veículos de alguma outra linha, nunca é uma ampliação de frota, até por motivos contratuais. Os vereadores deveriam informar isso aos seus eleitores.
Muitas vezes, ao invés de ficar criando linhas novas, vale mais a pena reforçar e melhorar as tabelas de linhas que já existem, mas isso não dá visibilidade nas redes sociais. Ser “pai” de uma linha nova é mais “bonito para as fotos”.
Da Redação ODC.
Leia também: Saturado, Corredor Central não tem plano eficiente para o transporte e trânsito trava todo dia