Até há pouco tempo, pouco se falava sobre Kombucha, mas hoje é tema em todos os lugares e mídias, afinal quem não deseja inserir um produto natural na sua alimentação? A cientista, pesquisadora e escritora ConceiçãoTrucom ministra cursos e palestras sobre fermentados, incluído a Kombucha, porém, inovando quando ensina como prepará-la com outros chás e açúcares… indo muito além da bebida!
Para muitos a Kombucha só é original se for preparada com chá preto (ou verde) e com muito açúcar branco. Conceição Trucom esclarece que isso não é uma prisão com muitas falhas de entendimento. “Podemos usar outros chás: camomila, canela de velho, aroeira, vinagreira, picão, folhas oliveira ou de uva, mate verde ou tostado, por um mínimo de seis ciclos com cada variedade do chá eleito”.
Quanto ao uso de açúcar branco, Conceição é ainda mais enfática: “Não se iluda: existe um discurso de que as bactérias e leveduras do Kombucha não digerem bem o mascavo ou melado, que elas adoram (digerem melhor) o açúcar cristal ou branco. Minha pergunta é: como assim? Heloooo! Qual seria o açúcar que consumiam os SCOBIES em 206 a.C.? Lembrando que o açúcar refinado passou a existir somente nos séculos XV-XVI durante a Era macabra da Escravidão dos africanos”.
Conceição também esclarece que o efeito da Kombucha no organismo pode ser ainda maior se ela for fermentada sem estímulo de luz. “Isso ajuda a evitar o estresse das bactérias e leveduras, além de adaptá-las para um bom desempenho dentro do organismo humano”.
Preparo do chá
Para cada 1 litro de água filtrada ou solarizada adicione 2 colheres (sopa) de folhas secas da erva escolhida (você pode, inclusive adicionar mais de um tipo de erva), ou dobro se folhas frescas, mais duas 2 colheres (sopa) de mascavo ou melado orgânico. Levar a quase fervura, desligar e abafar. Deixar a infusão resfriar naturalmente.
Passar o chá frio para um frasco de vidro limpo, o scoby + 50 ml último kombucha (madre). Deixar em local escuro por 5 dias. Provar diariamente é ideal. Embora seja uma bebida com um tom ácido, com 5-7 dias estamos privilegiando a presença de ácidos como o lático, carbônico, fólico, glucônico, glucurônico. Com mais tempo de fermentação teremos excesso de ácido acético, que não é o melhor dos ácidos para a saúde humana!
Nesse vídeo Conceição Trucom mostra o passo a passo para preparar uma Kombucha partindo do zero. Clique e descubra como: https://www.docelimao.com.br/site/2014-08-20-23-18-32/tv-de-bem-com-a-natureza/3012-kombucha-receita-basica-variacao-com-cha-de-moringa.html?utm_source=newsletter_698&utm_medium=email&utm_campaign=aula-gratuita-aprenda-a-fazer-o-seu-kombucha&acm=_698
Conceição Trucom
Bacharel em Química pela UFRJ, atuou por 24 anos na área científica, em projetos nas áreas de química orgânica, inorgânica e bioquímica. Empresária por 13 anos, atuou como Diretora de P&D da Bentonita Vulgel Ltda. e da Chemetch Consultoria Ltda.
Estudiosa por natureza, em 1995 iniciou uma busca determinada por ensinamentos e práticas que trouxessem mais consciência e qualidade de vida. Nesse processo, especializou-se nas seguintes áreas: alimentação e medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa, macrobiótica, vegetarianismo e veganismo, alimentação viva e crudívora, fitoterapia, aromaterapia, meditação e estudos da mente.
Conceição ministra palestras, cursos, workshops e participa de eventos e programas relacionados à saúde e alimentação saudável em todo o Brasil, sempre desenvolvendo trabalhos que tem como foco a alimentação consciente, desintoxicante e vegetariana com foco no locavorismo, instrumentos básicos para garantir saúde, produtividade, qualidade de todos: seres vivos, meio ambiente e planeta e criadora do Portal Doce Limão.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.