Jundiaí e Rio de Janeiro iniciaram licitação dos ônibus bem depois de Campinas e já estão terminando

A incompetência da prefeitura de Campinas em gerir um processo licitatório fica cada vez mais evidente quando há comparação com outras cidades, independentemente do porte de cada uma delas.

Rio de Janeiro e Jundiaí iniciaram suas licitações para o transporte público muito tempo depois de Campinas e já estão em fase de finalização. Campinas patina desde 2018.

O primeiro lote licitado do Rio de Janeiro já está em fase muito avançada, já teve propostas apresentadas e até analisadas pela comissão local de licitação.

Jundiaí começou o processo em dezembro do ano passado e receberá as propostas nesta próxima terça-feira, dia 24, ainda antes de Campinas, que deverá receber as propostas na quarta, dia 25, se não adiar de novo.

A cada adiamemtno o processo licitatório de Campinas fica cada vez mais suspeito. A Emdec, que tentou fazer de tudo para dar mais confiabilidade, agora é alvo da população.

Nas ruas o que mais se ouve é que o processo licitatório do transporte de Campinas está sendo enrolado de propósito. Uma notícia falsa de que o andamento foi suspenso ainda está sendo espalhado.

Sem fazer nada a respeito até agora, alguns vereadores saíram em defesa da prefeitura e publicaram videozinhos desmentindo essa notícia, informando que as “melhorias estão perto de chegar”.

O mais curioso de tudo isso é que esses mesmos vereadores não fizeram nada a respeito, e sequer questionaram a prefeitura o motivo de tanta enrolação num processo de licitação, mas agora posam de “heróis do povo”.

A questão hoje é que outras cidades estão passando na frente. Em Franca, interior paulista, o processo licitatório foi iniciado depois de Campinas, já foi concluído e a nova empresa já está operando, inclusive com nova frota.

Caso ocorra novo adiamento da entrega dos envelopes, ou caso o processo dê vazio novamente, espera-se que a prefeitura assuma seus erros e venha a público dizer isso, ao invés de fazer um papelão vergonhoso como no processo anterior, jogando a culpa em quem não tem nada a ver com isso.

Esperemos.

Da Redação ODC.
Leia também:
Nelimell e Sergel: Qual das duas sorveterias, que crescem em Campinas, você prefere?