Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Leitores do ODC consideram que o ônibus chegar ao destino rapidamente é mais importante

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A primeira da série de enquetes semanais do Olhar da Cidade aponta que os usuários do transporte coletivo de Campinas querem que os ônibus cheguem rápido ao destino, sem dar um monte de voltas. Isso acaba indo exatamente ao contrário do que pensa a Emdec, que está aumentando itinerário de várias linhas, dando voltas às vezes sem sentido.

      Do total de participantes da pesquisa, 34,62% querem “que o ônibus chegue rápido ao destino, sem dar voltas”, conforme a opção disponibilizada pela equipe da ODC.

      O que nenhum leitor do site quer é que o ônibus tenha cor ou pinturas diferentes. A opção não foi escolhida por qualquer votante do site. Outras opções, como passar sempre no mesmo horário, ou não quebrar no meio do caminho, também receberam votos.

      Confira como ficou o resultado da enquete

      • Que chegue rápido no destino, sem dar voltas – 34,62%
      • Que passe sempre no mesmo horário – 30,77%
      • Que não quebre no meio do caminho – 23,08%
      • Que pare na porta da minha casa e na porta do meu trabalho – 7,69%
      • Que tenha ar-condicionado gelado – 3,85%
      • Que a cor e a pintura dele sejam diferentes – 0%

      O resultado contrapõe uma ‘lógica’ adotada pela Emdec de fazer com que as linhas deem cada vez mais voltas nos bairros antes de chegar ao destino, especialmente as linhas que vão para o Centro da cidade. Exemplos disso não faltam.

      Linhas como a 404 tiveram itinerário expandido para atender ao Centro de Saúde Santos Dumont, passando duas vezes em uma rua do Jardim Telesp; nas linhas do Jardim Fernanda (188 e 194), a alteração foi para atender o CS do bairro, fazendo com que duas linhas façam um zigue-zague nas vias até chegar ao local. A linha 239, que sai do Terminal Ouro Verde e vai à Estação BRT PUC/Roseira é outra que dá mil voltas até chegar ao destino.

      A partir de 23/04 até o dia 29, outra enquete estará disponível, com resultados que serão divulgados aqui no site. A pergunta desta vez é qual é o MAIOR problema que o transporte coletivo da cidade enfrenta. Lembrando que a pesquisa não tem caráter científico ou estatístico real, e serve apenas como a opinião de uma base de leitores do ODC que decidiram participar da votação.