A licitação do transporte coletivo urbano de Campinas continua parada. Depois do esvaziamento que ocorreu por conta do último edital publicado, de lá pra cá nada mudou.
Dessa forma, a idade média da frota de ônibus de Campinas têm caído, mas ainda é necessário mais. Lotes de novos veículos deverão chegar apenas depois da licitação, pelas mãos das empresas que vencerem o certame.
O problema no edital anterior foi justamente a quantidade de ônibus elétricos que deveria ser adquirido pelas novas concessionárias e o enorme prazo de retorno financeiro.
De acordo com os dados no edital antigo, as novas concessionárias começariam a ter retorno financeiro apenas a partir do nono ano de contrato, ou seja, seriam nove anos de operação no prejuízo e seis anos de lucro.
Esse enorme prazo de retorno foi visto como inviável por todas as empresas que retiraram o edital, e por isso ninguém quis assumir o risco. Agora, o novo edital, refeito, deverá sair ainda neste ano, mas sem data precisa.
Por conta disso, o transporte de Campinas deverá continuar sem grandes novidades, até por conta do ano eleitoral. Sem saber se haverão mudanças no Palácio do Jequitibás, os investimentos ficam na gaveta.
Nesta última segunda-feira foi publicada a autorização para contratação da FIPE e da ANTP para ajudar na modelagem econômico-financeira do novo edital. A promessa é que o edital saia ainda neste semestre.
Da Redação ODC.
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