A Prefeitura de Campinas, dentro do que já tinha sido previsto pelo ODC há algumas semanas, deverá relançar o edital de licitação do transporte público até o mês de outubro.
Considerando que o prazo terminou no começo do mês de julho, no mínimo o edital deveria ser publicado no começo de setembro. A prefeitura considerou mais um mês para isso.
Após a publicação do edital, serão dados mais 45 dias úteis para que as empresas interessadas apresentem propostas. Nisso, o prazo já vai para dezembro, mês de festas. No fim, as principais decisões deverão ficar para o começo do ano que vem.
Até lá, nada deverá mudar. Nos últimos dias novos ônibus estão chegando à cidade por conta da precariedade da atual frota, amenizando a situação para o usuário.
Todo o trabalho do edital é feito, em conjunto, pelo Grupo de Trabalho Intersecretarial, que envolve técnicos da Emdec; da Setransp; da secretaria de Administração e da Procuradoria-Geral do Município; com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
O processo está enroscado desde 2018, ainda na gestão Jonas, que pouco fez para que o edital andasse. No primeiro mandato de Dário, a coisa também seguiu enrolada até o primeiro edital não ter nenhum interessado. E assim tudo continua na mesma.]
Apenas após a licitação que a cidade poderá ter novos ônibus em grande quantidade, principalmente na renovação da frota do BRT, o que é mais do que necessário.
Da Redação ODC.
Leia também: Campinas tem quase 4000 vagas de cursos no Feirão da Qualificação; Veja oportunidades