A licitação do transporte urbano de Campinas continua em andamento. Com valores bilionários, o documento que será lançado em definitivo segue em revisão por equipes da Emdec.
O número de propostas enviadas é irrisório se comparado com o número de pessoas que moram na cidade, ainda mais considerando o número de pessoas que andam de ônibus mensalmente.
É necessário que a população participe e faça propostas quando há oportunidades como essa justamente para que depois não fiquem apenas reclamando que está ruim, que nada muda e que é tudo “roubado”.
O prazo para que a Emdec faça a leitura e absorção de possíveis sugestões será de cerca de 60 dias, ou seja, pelo menos até o final do mês nada irá mudar no processo.
Depois disso outros setores irão verificar a viabilidade e questões jurídicas, até para que não haja problemas depois que tudo estiver no ar e para que o processo possa continuar normalmente.
Com tudo isso, o edital deverá ser publicado entre setembro e outubro, em sua versão já definitiva, sem possibilidade de alterações. Após isso, serão mais 45 dias úteis para as empresas interessadas lerem e demonstrarem interesse.
Ao final desse prazo, as empresas terão suas propostas abertas e apresentadas à população. Com a escolha e a homologação, serão mais 180 dias para o início das novas empresas de ônibus na cidade.
Por isso, a expectativa é de que até julho do ano que vem o transporte de Campinas tenha as mudanças implementadas. Até lá, será necessário mais um pouco de paciência.
Da Redação ODC.
Leia também: História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 4)