Licitação do transporte em Campinas: Renovação massiva da frota deverá ficar para 2026

O transporte coletivo urbano de Campinas deverá continuar sem alterações significativas nos próximos meses. A licitação do setor segue em andamento, mas qualquer mudança relevante deverá ficar apenas para o ano que vem.

Ainda está em vigor o prazo para que a população colabore com ideias que possam melhorar qualquer item do edital da licitação. O prazo deverá se findar no começo de julho.

Após esse prazo, a Emdec ainda terá um tempo para soltar o edital definitivo, com todas as mudanças implementadas por conta das sugestões da população.

Alguns terminais de ônibus ainda estão com uma urna, onde é possível deixar sugestões para um novo transporte de qualidade na cidade. No site da Emdec também é possível enviar as opiniões.

Se tudo correr bem, sem qualquer interferência judicial e considerando que empresas demonstrem interesse em entrar na cidade, até março do ano que vem o novo sistema de transporte de Campinas deverá entrar em operação.

O problema é a renovação de frota. Considerando a assinatura dos novos contratos e a compra dos novos ônibus, até que os veículos sejam finalizados nas fábricas, ainda levará pelo menos mais uns quatro ou seis meses, ou seja, daqui há um ano é que Campinas deverá notar alguma mudança nesse sentido.

Recentemente a prefeitura colocou cartazes na cidade indicando que a frota do BRT deverá ser modernizada, porém isso não deverá acontecer em um curto prazo.

Nem os cinquenta ônibus prometidos ainda foram entregues. Falta um lote de vinte que deverá ser entregue nas próximas semanas. As linhas em que os mesmos irão circular ainda serão definidas.

Por isso, a população ainda deverá ter um pouco mais de paciência até que o transporte público de Campinas realmente tenha alguma mudança minimamente satisfatória.

Da Redação ODC.
Leia também: Campinas recebe nos próximos dias a quarta edição da Festa Nordestina na Arautos da Paz