Maio Amarelo: Emdec fará orientação de trânsito em bares de Campinas

A Emdec está levando diretamente aos bares da cidade de Campinas as ações de conscientização referentes ao Maio Amarelo, que visa orientar sobre a importância da segurança no trânsito.

A primeira ação aconteceu no sábado, dia 10 de maio. Serão feitas novas ações educativas nos dias 15 e 24 de maio. As primeiras ações foram feitas em bares dos bairros Ponte Preta, Jardim Leonor, Proença, Nova Europa, Vila Industrial, São Bernardo, Cidade Jardim, Parque Industrial, Centro, Cambuí e Jardim Campos Elíseos.

Os educadores vão transmitir orientações de segurança no trânsito e distribuir materiais educativos e adesivos do Movimento Maio Amarelo 2025. Também serão realizados testes informais com um bafômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar o bocal.

Quando o grau de alcoolemia é identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona e transporte público; táxi ou transporte por aplicativo.

No dia 15 de maio, a ação ocorrerá no distrito de Barão Geraldo e contará com esquetes teatrais.

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” convida a população a desacelerar e levar para as ruas empatia, paciência e respeito.

No dia 24 maio, recebem a ação bares do Jardim Chapadão, Castelo, Bonfim, Jardim Guanabara e Taquaral. Para essas duas ações, a Emdec também vai distribuir bolachas de mesa e leques, com mensagens que estimulam os frequentadores a nunca combinarem álcool e direção.

Da Redação ODC.
Leia também:
Prefeitura de Campinas acha “saída” para não comprar novos ônibus com dinheiro federal