Mais de 31 mil pessoas já tomaram a vacina bivalente contra o Coronavirus em Campinas


O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 9 de março, novo balanço de doses da vacina bivalente contra covid-19 aplicadas na cidade. Até o momento, foram vacinadas 31,4 mil pessoas com o imunizante da Pfizer, que foi atualizado e protege contra cepas do vírus em circulação.

A campanha de vacinação com a dose bivalente teve início em Campinas no dia 27 de fevereiro, com a imunização de grupos prioritários. Hoje, podem tomar a vacina idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas.

“O número de doses aplicadas é muito significativo. Da semana passada para essa, foram quase 20 mil doses aplicadas. No caso de pessoas a partir de 60 anos, a meta é vacinar cerca de 130 mil pessoas, que representa 90% do público”, disse Chaúla Vizelli, articuladora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

É necessário já ter completado o esquema primário de vacinação ou já ter recebido o primeiro ou segundo reforço. Também é necessário se atentar ao intervalo entre as doses: a nova aplicação tem que ser feita no mínimo quatro meses após o último registro de vacinação.

“Os números estão positivos, mas é importante que se mantenham assim. Que as pessoas procurem as unidades e tomem a vacina, porque o vírus continua circulando e, com as doses atualizadas, os riscos são menores”, completou.

Chaúla orienta que, caso alguém não se encaixe no público apto para a vacina bivalente, ainda é necessário manter o calendário vacinal contra a covid-19 atualizado. Em Campinas, as vacinas com o modelo monovalente também estão disponíveis em todos os Centros de Saúde. Não é preciso agendamento.

Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento com foto e número do CPF, a carteira de vacinação (se tiver). No caso dos imunossuprimidos, também é necessária a apresentação de um comprovante médico da condição.

Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no vacina.campinas.sp.gov.br.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Como desentupidoras atuam em condomínios

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré