Mais um final de mês sem ampliação do BRT, contrariando o que a própria Emdec prometeu. E vai ficar por isso mesmo?

E chegamos a mais um final de mês sem qualquer alteração ou avanço na operação do BRT em Campinas, o que sinaliza um verdadeiro fracasso retumbante de implantação.

Mas afinal, de quem é a culpa pelos mais de meio bilhão de reais serem completamente desperdiçados na destruição do corredor Amoreiras, que funcionava bem e os ônibus tinham agilidade no deslocamento, e agora os coletivos têm que dividir espaços com motos, carros e outros veículos que invadem a faixa e ninguém faz nada?

Uma série de erros na implantação do BRT, capitaneada pela péssima equipe que está dentro da Emdec, levou o sistema milionário ao fracasso. Atualmente, nem 10 ônibus circulam nos corredores e estações do sistema.

Emdec – Com um calendário completamente esdrúxulo, a empresa municipal havia informado que a cada mês seria feito um avanço na implantação do sistema. Apesar de ridículo, esperava-se que ao menos isso fosse cumprido, mas não foi. Já vamos para 60 dias sem qualquer mudança na implantação do BRT, que segue com uma operação patética e vexatória, e que não incentiva ninguém a trocar linhas tradicionais pelas novas.

Prefeitura – A prefeitura tem total culpa nessa letargia toda pois ao invés de cobrar explicações dos chamados “técnicos” da Emdec, que se dizem especialistas mas sequer andam de ônibus (já viu algum “técnico” da Emdec dentro de um 212 lotado?), avaliza toda essa pataquada.

Vereadores – Alinhados ao governo municipal e de olho em verbas e votos no ano que vem, os vereadores não estão nem aí para o BRT. Não cobram nada, não tocam no assunto e ficam pedindo alterações de linhas antigas deixando-as ainda mais ineficientes. Uma Câmara responsável já teria até instalado uma comissão de investigação dos integrantes da Emdec e pedido explicações.

Líderes de bairro – Vários que se dizem “líderes” não estão nem aí para o BRT e ainda ficam pedindo a manutenção de linhas falidas e fracassadas. Ao invés de exigirem explicações e cobrar a implantação do BRT, preferem ficarm pedindo lombada, semáforo e alteração de itinerário das linhas antigas com o intuito de viabilizar uma candidaturinha a vereador no ano que vem.

Além disso, o ODC já solicitou via Lei de Acesso à Informação o cronograma completo e consolidado de implantação do sistema BRT. Até agora, mais de um mês, nenhuma resposta. E pelo jeito, nem virá. O calendário deve ser tão vexatório que vai continuar ocultado pelos stories infantis do presidente da Emdec.

José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: Começa a maior exposição de flores da América Latina, em Holambra

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens