Mais uma estação do BRT vai receber reforço da fiscalização em seu entorno, na região do Satélite Íris. A partir do dia 2 de junho, equipamentos de fiscalização eletrônica serão remanejados para uma travessia da avenida John Boyd Dunlop (JBD), na altura da Estação BRT Bandeirantes. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou faixas informativas para alertar a população. O objetivo é garantir proteção aos pedestres e usuários do transporte público coletivo.
Juntos, esses dois comportamentos de risco somam quase 72% das infrações registradas até abril deste ano: 182 mil das 254 mil infrações identificadas. E em 2024, os fatores de risco velocidade e desrespeito à sinalização causaram, juntos, 41 mortes no trânsito.
“Adotamos a estratégia de remanejar radares existentes para reforçar a segurança nas travessias dos corredores BRT, que vêm recebendo mais fluxo de pedestres e usuários do transporte”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Fiscalizar para mudar comportamentos é o recurso que o Poder Público tem para salvar vidas no trânsito e evitar acidentes, principalmente atropelamentos”, completa.
Local registrou mais de 30 sinistros
Em 2024, esse ponto da avenida JBD, próximo à Estação BRT Bandeirantes, computou 29 sinistros (acidentes), na soma dos dois sentidos: 13 com vítimas feridas, 15 sem vítimas e um atropelamento. Em 2025, foram quatro ocorrências no total: três com vítimas feridas e uma sem vítimas.
A Estação Bandeirantes integra o Corredor BRT Campo Grande e é atendida pelas linhas BRT20 (Campo Grande) e BRT25 (Satélite Íris). Pela avenida John Boyd Dunlop, a mais extensa de Campinas, circulam cerca de 60 mil veículos por dia, na soma dos dois sentidos.
Além da presença de usuários do Corredor BRT Campo Grande e de linhas convencionais, a travessia semaforizada recebe fluxo de pedestres do polo gerador de tráfego Higa Atacado, que fica na avenida Oswaldo Veiga, paralela a esse trecho da JBD.
Mais segurança nas travessias dos Corredores BRT
O uso da fiscalização eletrônica como recurso para reforçar a segurança nas travessias tem sido adotado pela Emdec no entorno de terminais e estações BRT. A estratégia foi utilizada nas travessias do Terminal BRT Santa Lúcia, no Corredor Ouro Verde, em dezembro de 2024; no novo acesso ao Terminal Campo Grande (sentido bairro – Centro), no Corredor Campo Grande, no início de fevereiro; e no entorno da Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama, no final de fevereiro.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
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