“Vocês vendem aliança de compromisso?”. Essa é uma das perguntas mais ouvidas pela empresária Adélia Farias Sebastião. Ela, que tem uma joalheria em São João da Boa Vista, garante que ainda tem muita gente querendo compromisso: “A maior parte dos clientes entra na loja procurando um anel para celebrar o namoro, noivado ou casamento. É um mercado que não para de crescer!”. Além disso, a internet impulsiona os negócios, uma vez que os clientes sempre estão de olho no que os famosos e celebridades da internet estão usando para complementar as roupas.
Não são apenas as alianças que seguem em alta. De acordo com a consultoria Bain Brasil, o mercado de joias e semijoias cresceu 18% nos últimos cinco anos no Brasil. A expectativa é que a média anual de lucro passe de R$ 74 bilhões para R$148 bilhões até 2030. Em 2023, o mercado de luxo brasileiro faturou quase R$18 bilhões – 27% deste faturamento vem apenas de acessórios como joias e relógios.
A empresária, que está no ramo faz 30 anos, confirma que grande parte do faturamento vem das joias. Além da clássica busca por itens tradicionais, a customização também é uma das opções mais queridas dos clientes: “Os casais buscam alianças com a grafia das iniciais do nome de cada um; também com desenhos de coração, por exemplo. A customização valoriza ainda mais a aliança que é um item tão especial! Existe a possibilidade de criar grafias e desenhos bem específicos que façam referência ao casal. E é a gente mesmo que faz tudo isso!”.
Mais dados da pesquisa
Ainda de acordo com a Bain, as mulheres representam 52% dos acessos a plataformas on line de moda e artigos pessoais de luxo. 75% do poder aquisitivo maior está com as mulheres acima de 50 anos. As mulheres de até 35 anos correspondem a 49% dos gastos.
Para atender cada vez melhor as mulheres, Adélia conta que é necessário ter variedade em produtos: “Temos colares, pulseiras, brincos e itens que são à prova d’água. Para completar a experiência de comprar uma joia ou semijoia, a embalagem sofisticada também faz toda a diferença!”.
Homem também compra joia!
As joias masculinas chegam a 10% dos itens oferecidos pelas joalherias em todo o país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Gemas de Metais Preciosos. Adélia diz que…
Adelly
Há mais de 30 anos atuando no ramo de joias, semijoias e alianças, Adelly Alianças atua em São João da Boa Vista e região, recebendo clientes de cidades do entorno e enviando produtos para todo o Brasil. No mostruário, estão sofisticadas alianças de ouro e prata em diversos tamanhos e estilos, além de itens luxuosos e sofisticados como brincos, colares e relógios com preços para todos os públicos.