Ministério Público recebe novo projeto de piscinão da Norte-Sul com menos árvores a serem derrubadas

A Prefeitura de Campinas apresentou ao Ministério Público o novo projeto do piscinão da Via Norte-Sul, que deverá ser instalado na Praça Ralph Stettinger.

Antes, a ideia era fazer o piscinão aberto. Agora, deverá ser subterrâneo, reduzindo o número de árvores a serem cortadas para viabilizar a realização da obra.

Inicialmente estavam previstas as retiradas de 348 árvores e agora serão apenas 48. O tamanho do reservatório também será menor, de 33.249 metros quadrados para 5.205 metros quadrados.

Apesar dessa redução de quase 85% no tamanho, a capacidade será mantida pois esse piscinão será mais profundo. A apresentação do projeto aconteceu na segunda, dia 22/09.

A reclamação era justamente por conta da retirada das árvores. Agora, o Ministério Público deverá dar uma resposta em até 30 dias. Após o final das obras, o local voltará a ser uma praça.

A capacidade de armazenamento será de 90 mil metros cúbicos, ou seja, 90 milhões de litros de água. O projeto básico foi desenvolvido pela empresa HidroStudio.

O prazo de conclusão da obra deverá ser de 24 meses, assim como todas as orbas da Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo projeto e execução.

Outros dois piscinões estão sendo instalados na cidade, todos com o objetivo de mitigar o grande número de enchentes na região central da cidade.

Da Redação ODC.
Leia também:
Chuva destrói obras atrasadas da Secretaria de Infraestrutura. E quem fiscaliza?