A região do Vila Brandina foi beneficiada com a entrega de títulos de propriedade pela Prefeitura de Campinas, encerrando uma espera de 58 anos pela regularização do bairro.
O bairro começou a ser habitado na década de 1960 por diversas famílias oriundas de Minas Gerais, Paraná e Bahia. A primeira família a residir no bairro a do Tião Mineiro, que trabalhava na fazenda onde hoje é Núcleo Residencial Vila Brandina.
O processo de regularização fundiária do núcleo contemplou a realização de toda a infraestrutura essencial. O bairro já tem rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, rede de energia elétrica, pavimentação e recebeu melhorias em iluminação pública.
Desde 2021, Campinas já promoveu a regularização fundiária cerca de 10 mil imóveis. Outras 1.090 matrículas já estão nos cartórios de registro de imóveis e aguardam liberação.
A regularização fundiária é um passo importante para que os moradores, que chegaram aos locais ainda em condições de irregularidade, possam tomar posse definitiva dos seus imóveis e poderem negociá-los, se assim desejarem.
Da Redação ODC.
Leia também: Câmara dos Vereadores de Campinas quer mudar para o Palácio da Justiça no Centro