A partir deste sábado (15), o antigo Terminal Campo Grande vai ser desativado para sempre, marcando a história do distrito de Campinas.
O crescimento da região demandava, de qualquer maneira, um novo espaço. Com o BRT, esse processo acabou sendo adiantado.
O Terminal BRT Campo Grande (que tem esse nome, mas nunca vai deixar de se chamar Terminal Campo Grande) ainda não está totalmente concluído.
Apenas duas plataformas vão ser disponibilizadas, o que vai acabar simulando o espaço atual, apesar delas serem maiores que os do terminal antigo.
Fato é que a prefeitura está desesperada para tentar colocar alguma coisa do BRT em operação, nem que seja de modo parcial.
Afinal, as obras deveriam ter sido entregues em 2020, mas aí, graças a toda competência do então secretário de transportes, os adiamentos foram acontecendo. Agora a previsão é 2023, se tivermos sorte e saúde para chegar até lá.
Fato é que o Terminal Campo Grande, uma hora ou outra, teria que ser mudado mesmo.
Resta saber se toda a infraestrutura de água e energia elétrica está funcionando, porque, quando a Emdec mandou que as linhas que vem do centro parassem no Terminal, ainda no ano passado, nada estava funcionando.
Supõe-se que, agora, a infraestrutura mínima necessária para que os motoristas possam descansar, comer, ir ao banheiro e para que o usuário possa recarregar o Bilhete Único estejam em pleno funcionando — ainda que de um lado só do Terminal.
O Terminal BRT Campo Grande vai continuar fechado. Ou seja, você vai entrar pelas portas traseiras dos veículos — o que é diferente da operação provisória até agora. Com relação a isso, nada muda.
Se você vai perceber alguma diferença no primeiro dia de operação? É possível.
Todas as linhas vão para o novo terminal, sem exceção. Então, nada muda para você passageiro, a não ser a plataforma onde você vai embarcar.
O que é provável é que as linhas ganhem um pouco mais de agilidade, alguns minutinhos, porque os acessos ao Terminal novo são mais fáceis. Isso deve ter impacto especialmente nas linhas 201, 209 e 209.1, que não precisam mais “voltar” ao terminal antigo.
O ODC está atento a qualquer possibilidade de mudança de horários nas linhas, o que, nesse primeiro momento, não deve acontecer.
Saiba quais linhas vão para o Terminal BRT Campo Grande
- 123 – Terminal Ouro Verde / Terminal Campo Grande
- 200 – Terminal Campo Grande / Jardim Novo Maracanã
- 200.1 – Terminal Campo Grande / Jardim Novo Maracanã via Residencial Colina das Nascentes
- 201 – Terminal Campo Grande / Jardim Santa Rosa
- 202 – Terminal Campo Grande / Parque Valença II
- 203 – Terminal Campo Grande / Campina Grande
- 204 – Terminal Campo Grande / Parque Floresta
- 205 – Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde
- 206 – Terminal Campo Grande / Jardim Santa Clara até Clube Santa Clara do Lago
- 207 – Terminal Campo Grande / Jardim Novo Mundo via Jardim Lisa
- 207.1 – Terminal Campo Grande / Jardim Novo Mundo via Jardim Lisa e Residencial Colina das Nascentes
- 208 – Terminal Campo Grande / Jardim Maracanã
- 209 – Terminal Campo Grande / Chácara Cruzeiro do Sul
- 209.1 – Terminal Campo Grande / Chácara Cruzeiro do Sul via Colina Verde
- 210 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo via Shop. Pq. Dom Pedro
- 210.2 – Terminal Campo Grande via PUCC e Unicamp
- 211 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi via Nova Campinas
- 212 – Terminal Itajaí / Corredor Central via Terminal Campo Grande
- 212.1 – Terminal Campo Grande / Corredor Central
- 213 – Terminal Itajaí / Terminal Metropolitano via Term. Campo Grande
- 214 – Terminal Itajaí / Terminal Central via Terminal Campo Grande (SEMIEXPRESSA)
- 215 – Terminal Campo Grande / Jardim Bassoli
- 216 – Terminal Campo Grande / Residencial Colina das Nascentes via Residencial Serra Dourada
- 217 – Terminal Campo Grande / Residencial São Luís
- 220 – Terminal Campo Grande / Cambuí