A Emdec deu início a uma série de mudanças que visam aperfeiçoar e ampliar a operação do BRT em Campinas. Depois de muitas reclamações e cobranças vindas do ODC, parece que alguém resolveu se mexer.
Já a linha BRT 11 terá mais horários depois das 14h30 de sábado e aos domingos o dia todo. Isso fará com que haja um controle maior das viagens e mais horários disponíveis (na prática) para quem for até o Ouro Verde.
Até então, as duas linhas circulavam praticamente juntas, formando comboio, fazendo com que o passageiro tivesse pouca opção para chegar ao Centro ou vice-versa.
Quando passam dois ônibus juntos de linhas diferentes, o número de opções ao passageiro diminui, pois ele terá que esperar até o outro horário de sua linha, o que pode passar de meia hora.
Com a otimização do BRT 10 e BRT 11, o passageiro terá o intervalo reduzido para quem chega até o Ouro Verde, e de quebra beneficiará quem chega ao Vida Nova, já que o número de ônibus aumentará.
As duas linhas têm exatamente o mesmo itinerário entre o Ouro Verde e o Centro. Essa otimização foi sugerida várias vezes pela equipe do ODC em apresentações e reuniões.
Não fazia o menor sentido as duas linhas operarem na parte da tarde e da noite de sábado e aos domingos em conjunto, sendo que era fácil ver carros das duas linhas andando juntos. Era mais fácil juntar tudo em uma linha só e intercalar os horários em tabelas.
Para o passageiro, irá melhorar. E vem mais novidades por aí.
Da Redação ODC.
Leia também: Terminais de ônibus de Campinas são mal sinalizados e faltam informações ao usuário