Uma mulher de 34 anos foi salva pela Polícia Militar de São Paulo depois de acionar o “botão do pânico”, do aplicativo SP Mulher Segura, em São José dos Campos. O ex-companheiro foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (6), em frente à casa da vítima.
O agressor estava ameaçando a mulher, descumprindo a medida protetiva que o impedia de se aproximar ou manter contato com ela. De acordo com a Polícia Civil, mesmo ciente da ordem judicial, o homem tentou perseguir a mulher, enviando mensagens e realizando ameaças.
Após a prisão em flagrante, os policiais encaminharam o homem de 31 anos à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São José dos Campos, onde permaneceu à disposição da Justiça.
O caso foi registrado como descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça e perseguição, na Delegacia de Defesa da Mulher de São José dos Campos.
Aplicativo SP Mulher Segura
Criado pelo Governo de SP para reforçar a proteção às mulheres, o aplicativo SP Mulher Segura reúne de forma mais acessível uma série de serviços como registro de Boletins de Ocorrência (BOs) e um botão com comunicação direta com a polícia em caso de riscos, disponível para quem possui medida protetiva.
A ferramenta integra as ações do movimento SP Por Todas, que tem o objetivo de dar visibilidade à rede de proteção e acolhimento a mulheres vítimas de violência, como as Salas de Delegacia das Mulheres (DDMs) 24 e a criação da Cabine Lilás.
Desde que foi lançado, em 2023, o app já foi utilizado por mais de 42 mil mulheres, com mais de 7 mil acionamentos de emergência e 1,5 mil boletins de ocorrência registrados de forma on-line, agilizando o socorro e o acesso à proteção.
O aplicativo dispõe de um “botão do pânico”, que pode ser acionado por mulheres com medida protetiva em caso de emergências e envia um alerta à polícia com a localização da vítima. No caso de agressores monitorados por tornozeleira eletrônica, o sistema cruza os dados por georreferenciamento e se for detectada aproximação do agressor, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) é avisado e uma viatura é despachada para o local imediatamente.
O download do aplicativo pode ser feito gratuitamente em:
- Google Play (Android)
- App Store (iOS)
Outra grande vantagem oferecida pelo app é a possibilidade de fazer o registro de boletins de ocorrência 24 horas por dia on-line. evitando que a vítima tenha que se deslocar para uma delegacia e diminuindo a subnotificação de casos de violência, que impedem a ação policial.
A ferramenta traz ainda links úteis sobre acolhimento e outros serviços disponíveis em diferentes municípios. Entre eles, estão os sites da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo — na aba do protocolo “Não se Cale” e no Portal da Mulher Paulista.
SP por Todas
O SP Por Todas é um movimento do Governo do Estado de São Paulo voltado à ampliação da visibilidade das políticas públicas para mulheres e ao fortalecimento da rede de proteção, acolhimento e autonomia. A iniciativa reúne ações estruturantes da gestão, como o aplicativo SP Mulher Segura, que conecta as vítimas diretamente às forças policiais, e a expansão das Delegacias de Defesa da Mulher com atendimento 24 horas. Mais informações estão disponíveis em www.spportodas.sp.gov.br.
Do GESP.
Leia também: Licitação do transporte em Campinas é adiada após notificação do TCE





