Mulher tem cabelo apagado durante emissão de RG por ser “muito volumoso”

 Mulher tem cabelo apagado durante emissão de RG por ser “muito volumoso”

Uma mulher teve o cabelo “baixado” em uma reprodução para um documento de identidade emitido por autoridades do Estado de Minas Gerais.

O caso aconteceu na semana passada. Sara Policarpo levou uma foto 3×4 para colocar em seu RG porém o funcionário do setor de documentos da Polícia Civil de Divinópolis pediu para que ela baixasse o volume do cabelo.

“Eu fui tirar a foto e tive que desfazer meu afro puf pois não poderia sair na foto o meu cabelo, mas como tenho muito cabelo eles removeram com photoshop. Fiquei sem cabelo na foto pois só assim aceitam”, escreveu Sara em seu Instagram.


O funcionário alegou que não seria possível manter a foto daquele jeito pois o cabelo “não caberia” no espaço. No mesmo dia, uma criança passou pela mesma situação no mesmo local.

Dessa forma, o cabelo de Sara acabou sendo parcialmente removido em um aplicativo de tratamento de fotos. É considerado racismo o ato de apagar uma característica negra.

Até o presente momento, as autoridades responsáveis pela emissão de documentos pessoais no Estado de Minas Gerais não se pronunciaram a respeito.

Da Redação ODC.
Fonte: Estado de Minas.
Leia também: Campinas terá mais 8 escolas estaduais em Campinas no ano que vem

Outras notícias