Mulheres campineiras são vítimas de golpes na internet; Nigerianos se passam por “amantes” virtuais

Os golpes online continuam tomando conta das redes e das casas não só dos brasileiros, mas de todo o mundo. A quantidade de vagabundos querendo tirar dinheiro de gente honesta é cada vez maior.

Muitos dos golpistas estão alocados em países africanos, mas se passam por brasileiros usando fotos feitas por inteligência artificial. Eles tentam seduzir mulheres geralmente carentes.

O papo é sempre o mesmo: virão do exterior, provavelmente de alguma guerra por serem militares americanos, e prometem vida boa e muito dinheiro.

As conversas podem parecer bobas demais para quem acompanha a internet com afinco, mas as mulheres costumam cair no papo furado com muita facilidade.

Depois de um tempo conversando e prometendo mundos e fundos, o golpista começa a pedir dinheiro para colocar “créditos no celular” ou para comprar passagens de avião.

A promessa, estapafúrdia, é de devolução do dinheiro assim que sair a “fortuna” prevista, seja pelos préstimos ao Exército Americano, ou por algum valor “preso” em algum banco aleatório.

Com vergonha mas completamente apaixonadas, muitas mulheres acabam fazendo esses pagamentos geralmente sem falar para ninguém da família ou amigos.

Quando a situação sai do controle e a família fica sabendo, geralmente muito dinheiro já foi repassado para os golpistas, mas aí já é tarde demais.

Quase sempre as mulheres vítimas dos golpistas acabam não acreditando nas orientações da própria família, alegando que é “inveja” ou “interferência em sua vida particular”.

Não são poucas as vezes em que mulheres caem nesses golpes mais de uma vez. Acreditam que na primeira vez foi golpe, mas na segunda é “verdade”, mesmo o modus operandi ser praticamente o mesmo.

Especialistas dizem para os familiares ficarem sempre de olho nas redes sociais de pessoas suspeitas de estarem envolvidas com supostos golpistas.

As redes sociais mais usadas pelos golpistas são o Instagram e o Facebook. Mensagens robotizadas e fotos falsas passam batido pelas mulheres que caem nos golpes. Muito cuidado!

Da Redação ODC.
Leia também:
Em entrevista, Dário desconversa sobre um possível “plano B” em caso de fracasso na licitação do transporte