Multas de trânsito em Campinas podem ser parceladas em até 18 vezes antes de serem enviadas ao cartório

As multas de trânsito emitidas pela Emdec em Campinas podem ser parceladas em até 18 vezes no cartão de crédito. Também existe a possibilidade do pagamento em cartão de débito.

A Emdec mantém convênio com quatro empresas de recebimentos que viabilizam esses parcelamentos, cobrando os devidos juros da transação. A segunda via de boleto pode ser emitida pelo site da Emdec, na seção “Consulta de Multas” (www.emdec.com.br/consultamultas), ou pelo aplicativo, no ícone “Multas de trânsito”.

Podem ser parcelados todos os débitos que constam no Renavam do veículo: multas, IPVA, licenciamento e DPVAT. Esse parcelamento evita a cobrança cartorária dos débitos.

Em janeiro de 2024, a Emdec deu início ao protesto de multas em aberto, a partir de um convênio firmado com os cartórios de protestos locais. O dinheiro das multas de trânsito se reverte em ações de fiscalização, sinalização, planejamento da mobilidade urbana e educação de trânsito.

Caso ocorra a cobrança em cartório, o motorista infrator inadimplente recebe, por correspondência emitida pelo Tabelião de Letras e Títulos, um boleto de pagamento, com o valor do débito principal protestado (multa) e das taxas próprias do cartório (emolumentos e despesas da intimação).

Para evitar o protesto da dívida, o boleto deve ser pago até a data do vencimento. Depois do vencimento do boleto e protesto da dívida, é possível parcelar o valor principal do débito (valor da multa) em até 18 vezes, a depender da empresa credenciada.

Já as taxas devem ser pagas diretamente ao cartório, após três dias úteis do parcelamento, e há acréscimo no valor original para cancelamento do protesto. Se o débito não for pago, poderá ocorrer a cobrança judicial do valor.

Da Redação ODC.
Leia também:
Sem “cortar fita azul”, Prefeitura diz que novo terminal BRT Ouro Verde começa no dia 25 de abril