O mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer de pele, realizado no sábado, 3 de dezembro, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, atendeu 115 pacientes, sendo que 26 foram agendados para realização de biópsias e cirurgias.
O mutirão abriu o Dezembro Laranja, mês dedicado às ações de prevenção de câncer de pele. Outras ações, segundo a docente da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas e coordenadora da campanha, Andrea Fernandes Eloy da Costa França, ocorrerão ao longo do mês na Unicamp.
A ação é uma parceria do Ambulatório de Dermatologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, responsável pelo ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Unicamp e Prefeitura de Campinas.
A campanha Dezembro Laranja foi criada em 1999 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. A campanha é realizada desde 1999 e, neste ano, tem como slogan “Não espere até sentir na pele”.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Câncer de próstata é a 2ª maior causa de mortes entre homens