As fortes chuvas que caíram sobre Campinas na quinta-feira da semana passada estavam dentro do esperado pela Defesa Civil, porém foi uma quantidade muito grande de água em muito pouco tempo.
Também atuam no rescaldo da chuva equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Emdec. Os agentes trabalham no suporte das ações necessárias no trânsito e em outras demandas.
Até o momento, foram registradas 31 ocorrências, entre alagamentos, quedas de árvore e de galhos e erosão de córrego. Também houve registro de problemas em escolas, equipamentos de saúde e serviços da Assistência Social.
As avenidas Princesa D’Oeste (Norte-Sul), Orosimbo Maia) e vias do Centro foram priorizadas e receberam limpeza de grades e bueiros. O serviço será concluído até o final da tarde.
Os cidadãos que registrarem ocorrências como trincas e fissuras devem ligar no 199 que a Defesa Civil fará Vistoria no imóvel e acionará os órgãos responsáveis.
Pessoas desaparecidas
A Defesa Civil apoia o trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros por uma mulher que foi arrastada pela enxurrada na avenida Sylvio Moro, na Vila Industrial, e por um jovem que também foi levado pelas águas nas proximidades da Vila Formosa.
As equipes estão usando o mesmo drone usado no trabalho de apoio às autoridades do Rio Grande do Sul nas enchentes registradas este ano no estado.
Dicas de segurança
Nunca tente atravessar uma enxurrada a pé ou com veículos. A força da água pode ser perigosa;
Em caso de ventos fortes, evite ficar perto de árvores, postes ou fios de eletricidade durante ventos fortes;
Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada em caso de raios e tempestades.
Estar sempre atento às informações que são emitidas pela Defesa Civil. Os alertas quando são emitidos têm uma representação muito preocupante;
Estar atento às placas e sinalização que indicam áreas de possível alagamento; evitar essas áreas em dias de chuva.
Da Redação ODC.
Leia também: Emdec ativa novo conjunto de semáforos na Avenida Ruy Rodriguez em Campinas