A pista da Avenida John Boyd Dunlop, próximo a PUC 2, está interditada na tarde desta terça-feira, com uma mobilização grande de viaturas de Bombeiros, resgate e até o helicóptero Águia, da Polícia Militar. Mas, não é um acidente, apesar de parecer.
A ação simula o atropelamento de pedestre por motociclista em alta velocidade, envolvendo outros dois veículos, estando um dos condutores alcoolizado. Ao todo, serão 15 vítimas e sete viaturas envolvidas, incluindo um helicóptero Águia da Polícia Militar. Viaturas do SAMU e do Corpo de Bombeiros simulam os primeiros socorros na via, demonstrando o transporte das vítimas e o trabalho das equipes de atendimento.
Trata-se de uma ação para conscientizar a população sobre os riscos de uma tomada de decisão errada no trânsito.
De acordo com dados da Emdec, em 2022, os motociclistas representaram 47% (71) dos 151 óbitos no trânsito registrados em vias urbanas e rodovias. Os pedestres representaram 31,8% (48) dos óbitos – um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Entre todos os casos, 60% dos óbitos registrados tinham presença de excesso de velocidade e uso de bebida alcoólica.