O Dia da Mentira foi muito movimentado na prefeitura de Campinas. Foi feito o anúncio do Programa de Metas para até 2028. A população pode acessar o plano no link https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-controle/pagina/programa-de-metas.
São cinco eixos estratégicos, contemplando, cada um, áreas prioritárias e diretrizes para guiar as ações governamentais e de acordo com o que a população precisa.
Confira quais são os eixos:
- Campinas Cidade Acolhedora
Foco: Educação, Saúde, Assistência Social, Atenção à Primeira Infância e Habitação. - Campinas Cidade Inteligente
Foco: Mobilidade Urbana, Recuperação de Espaços Públicos e Infraestruturas, Segurança Pública. - Campinas Cidade Sustentável
Foco: Meio Ambiente, Água e Saneamento, Resíduos Sólidos. - Campinas Cidade Criativa
Foco: Cultura e Turismo, Empregabilidade e Empreendedorismo, Esporte e Lazer. - Campinas Cidade do Futuro
Foco: Eficiência na Gestão Pública.
De novas escolas à mais eficiência na gestão pública
No eixo “Cidade Acolhedora” estão, por exemplo, no segmento educacional, as metas de ampliar a estrutura educacional com a construção de novas escolas de ensino fundamental em período integral; e qualificar a infraestrutura das escolas por meio de reformas estruturais, entre outras. Já na Saúde, a meta é ampliar a estrutura de saúde no município com construção de novas unidades de pronto atendimento, novos Centros e Saúde e Centros de Especialidade. Na Assistência Social, por sua vez, implementar o auxílio-aluguel para mulheres em situação de violência e ampliar o número de vagas em instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) estão entre as metas.
Ampliar o BRT no eixo Amarais e DICs e renovar e modernizar a frota de ônibus também são metas da gestão, essas no eixo de “Cidade Inteligente”. Nesta categoria, também estão a intensificação da requalificação do Centro da cidade, a criação do Observatório Municipal de Segurança Pública e câmeras inteligentes para as viaturas da Guarda Municipal.
No eixo “Cidade Sustentável”, a gestão municipal quer estabelecer o Programa de Restauração Ecológica, ampliar o viveiro municipal e fazer obras de infraestrutura para contenção de alagamentos; e revitalizar ribeirões e córregos.
Cultura, turismo e empreendedorismo também recebem atenção especial quando a cidade pensa no futuro no eixo “Cidade Criativa”. Projeto Cultural e Artístico para jovens, aumentar a quantidade de vagas para o Centro de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e o número de empreendedores nas feiras de Economia Solidária estão na lista. A área esportiva também tem metas como a construção do Centro Olímpico de Skate e a ampliação do funcionamento de quadras de esporte e praças em período noturno.
Por fim como “Cidade do Futuro”, a Prefeitura de Campinas busca mais eficiência na gestão pública estabelecendo diálogo com a população por meio dos canais de comunicação do município e aprimorar o uso de Tecnologia de Informação para agilizar a prestação de serviços para a população.
Com o atual secretariado, nem em 2098 tudo isso ficaria pronto.
Da Redação ODC.
Leia também: Prefeitura anuncia ocupação do Palácio da Justiça e fará “poupatempo de serviços municipais”