A Emdec deverá implantar em breve uma nova linha de BRT ligando o Terminal Campo Grande ao Terminal BRT Mercado. Numerada de BRT21, a linha terá um ramal de atendimento para o Corredor Central, algo já levantado pelo ODC em matérias passadas.
Outra diferença é que serão criadas duas linhas para o transporte dos passageiros no percurso entre o Terminal Itajaí e o novo Terminal Campo Grande para o uso da BRT21. Essas duas linhas terão prefixos normais: 218 e 219.
Chegando no Terminal Mercado, haverá uma linha que será operada com dois ônibus convencionais e que vai levar os passageiros até os pontos do Corredor Central, fazendo a distribuição. Essa linha é chamada de ‘distribuidora’.
O objetivo da Emdec com a BRT21 é desestimular o uso de outras linhas como a 212, a 213 e a 214, oferecendo uma opção mais rápida e definitiva para a população.
Apesar das duas conexões que serão necessárias, o BRT ainda deverá ser mais rápida e confortável do que a 212 e a 214, que costumam andar sempre atrasadas e superlotadas.
A implantação da nova linha ainda não tem data certa para ocorrer, mas já está na programação da Emdec e poderá acontecer em breve. A operação será toda feita pela empresa Itajaí e parte das alimentadoras contará com veículos convencionais da Campibus.
José Gaveta – Da Redação ODC
Leia também: Você se lembra? A linha 5.72 operada pela URCA com os tradicionais Ciferal Scania