Novo paisagismo deixa Avenida Francisco Glicério em Campinas mais bonita

A Avenida Francisco Glicério está com novo paisagismo. Cinco mil mudas de árvores foram plantadas pela Secretaria de Serviços Públicos, além de 92 árvores nas caixas de aço que estão de ponta a ponta na calçada da via campineira.

O projeto começou a ser implantado no dia 27 de novembro, ficou pronto nesta semana, e deixou a avenida ainda mais bonita e colorida para o Natal.

O paisagismo feito na Glicério tem como principal objetivo humanizar o centro da cidade, segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. “O Centro é árido, muito concreto, muito asfalto. E essas floreiras repletas de flores e com araçás, as árvores típicas do cerrado, dão um visual muito importante de humanização do Centro da cidade”, disse Paulella. “Ficou muito bonito”, completou.

As 92 floreiras de aço receberam 5 mil mudas de flores Catharanthus roseus, conhecidas como vinca, e Celosea argentea, chamadas de crista-de-galo. As espécies foram escolhidas porque são indicadas para o cultivo ao sol em jardineiras suspensas e são resistentes ao clima tropical. As flores são bastante coloridas, o que trouxe novo visual para a avenida.

Em cada vaso existente na avenida Francisco Glicério foi plantada uma muda da espécie nativa araçá, já com 1 metro e meio. Esta árvore é mais adequada para este tipo de estrutura por ser mais resistente, de pequeno porte e com raízes compatíveis com a estrutura das floreiras de aço. Os vasos foram preparados com adubo orgânico produzido na Usina Verde da Prefeitura.

A avenida Francisco Glicério não pode ter árvores plantadas nas calçadas, no chão, para não prejudicar a fiação subterrânea instalada na revitalização da via. A manutenção do paisagismo será feita pela Secretaria de Serviços Públicos.

A medida foi estudada com antecedência e a Secretaria de Serviços Públicos teve autorização ambiental para realizar o trabalho. As árvores que estavam plantadas anteriormente nas floreiras foram avaliadas em relação às condições fitossanitárias e estruturais e possuem laudos técnicos que apontaram a necessidade de recuperação. As 42 árvores que ainda estavam nas estruturas foram retiradas e estão sendo tratadas no Viveiro de Mudas da Prefeitura, para que sejam replantadas em praças e parques da cidade.

Da Redação ODC.
Leia também:
Prefeitura de Campinas muda forma de fechamento de parques por conta de fortes chuvas

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens