Novo ponto com radar começará a funcionar na próxima sexta, na região do Ouro Verde em Campinas

Começará a funcionar na próxima sexta-feira, dia 18/10, mais um ponto de radar em Campinas. O novo ponto fica próximo à garagem de ônibus na Avenida Ruy Rodriguez, sentido bairro, ao lado do radar que já existe no sentido Centro.

O “radar” irá fiscalizar velocidade e avanço semafórico. No mesmo ponto do sentido bairro – Centro, já há fiscalização eletrônica. A via apresenta velocidade máxima permitida de 50 km/h. Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar a população sobre a ativação do radar.

O reforço da fiscalização nesse ponto da Ruy Rodriguez é motivado pela ativação da Estação BRS Arymana, que passou a ser operada pela nova linha 137 (Vida Nova / Ouro Verde) em agosto.

“Com a estação operando, o fluxo de ônibus e pedestres circulando no trecho aumentou. A fiscalização eletrônica agora estará presente nos dois sentidos e busca disciplinar condutores quanto à necessidade de respeitar a sinalização semafórica e a velocidade permitida, evitando sinistros graves e até fatais”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O cruzamento que abrange as vias Ruy Rodriguez, Arymana, Anhangá e Antônio Menas Filho ocupa a 63ª posição no ranking de locais que registraram sinistros de maior severidade entre 2019 e agosto de 2024. Foram 19 ocorrências, sendo sete sem vítima, nove com vítima não fatal, um atropelamento e dois fatais.

Radar foi remanejado: número de pontos está mantido

A ativação do novo ponto de fiscalização não ampliou o número de radares ativos em Campinas. A instalação foi viabilizada a partir do remanejamento de faixas de radares implantadas anteriormente no cruzamento das avenidas Senador Saraiva e Benjamin Constant. O município possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica. No contrato anterior, eram 126 pontos.

Velocidade e desrespeito à sinalização

O excesso de velocidade foi responsável por 34% (51) dos 149 sinistros fatais registrados em 2023. Entre os 31 óbitos registrados em vias urbanas de janeiro a agosto de 2024, 29% (nove) tinham a velocidade como fator de risco. Já o desrespeito à sinalização de trânsito foi responsável por 6% dos casos analisados em 2024.

Da Redação ODC.
Leia também:
Ceprocamp está com vagas em aberto para curso de Manicure e Pedicure

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens